Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo teve como objetivo verificar a efetividade das ações da rede de proteção social criada pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes/RJ a partir do perfil da qualidade de vida dos idosos que aderiram a um programa de Envelhecimento Saudável e Ativo desenvolvido durante Isolamento Social imposto pela pandemia de COVID-19. A atividade física é importante para os idosos, basicamente para manter seu nível de bem-estar, saúde mental e independência. O isolamento social devido à pandemia de COVID-19 tem impactado a qualidade de vida de idosos independentemente do estilo de vida antes do isolamento. Experiências implementadas, principalmente pelos poderes públicos, têm procurado efetivar ações de atenção a idosos, pressupondo contribuição para o desenvolvimento de capacidades e autonomia. Foi utilizado um Survey eletrônico composto por perguntas do questionário de Nahas (2017), além de perguntas sobre aspectos socioeconômicos dos participantes. Os links de acesso ao instrumento da pesquisa foram enviados via aplicativo de mensagens aos participantes do projeto de 60+ Saúde após 4 meses de isolamento social imposto pela pandemia. A amostra foi formada por 356 idosos que aderiram ao programa online de Envelhecimento Saudável e Ativo que promovia a prática de exercícios físicos periódica. Os resultados mostraram que em todos os domínios observados os idosos participantes do estudo tiveram como tendência central o escore 3, o que indica que todos os aspectos são positivos no estilo de vida, e, portanto, fatores de melhoria da qualidade de vida dos participantes. Assim, a adesão ao programa online de Envelhecimento Saudável e Ativo promoveu um impacto positivo no estilo de vida dos idosos.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.