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Resumo

A pesquisa teve como objetivo comprovar que a intervenção precoce potencializa o desenvolvimento de uma criança com TEA e contribui para um melhor prognóstico. O interesse na abordagem sobre o tema surgiu da necessidade de mostrar que o diagnóstico e tratamento precoces, fundamentados cientificamente, potencializam as chances de remissão das disfunções decorrentes dessa condição. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Utilizou-se de estratégias de intervenção diversificadas, observação clínica, entrevistas e instrumentos avaliativos validados. Os resultados apontaram avanços significativos nas respostas aos estímulos sensoriais, interação, imitação e linguagem. Os processos de intervenção e investigação ocorreram simultaneamente, buscando-se caracterizar o diagnóstico. Percebeu-se que a intervenção precoce é uma estratégia eficiente, com a propriedade de ampliar as conexões neurais, como afirmam os estudos da Neurociência.

Palavras-chave

Transtorno do espectro autista intervenção precoce neuroplasticidade neurociência

Detalhes do artigo

Como Citar
Viana, K. O. F. L. ., & Nascimento, S. da S. . (2021). Efeitos da intervenção precoce no desenvolvimento de uma criança com TEA: interface entre neurociências e educação. umanas ociais ∓ plicadas, 11(30), 38–50. https://doi.org/10.25242/8876113020212273

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