Conteúdo do artigo principal
Resumo
O capital social na área da saúde coletiva torna-se de grande relevância, no sentido em que proporciona um impacto positivo no cotidiano das comunidades, refletindo numa vida mais saudável, contribuindo para que os indivíduos promovam recursos que o ajudem na melhoria da sua qualidade de vida, desta forma reduzindo a exclusão social e aumentando o poder participativo da comunidade. Além disso, observa-se que o capital social vem sendo estudado com base nos benefícios que incidiriam sobre indivíduos, famílias ou comunidades em virtude dos laços de solidariedade e confiança recíproca entre sujeitos sociais. Para a elaboração do presente estudo, utilizou-se como método a análise bibliográfica a respeito do tema abordado, prioritariamente dos últimos dez anos (2002-2012), evidenciando a revisão bibliográfica integrativa, com abordagem descritiva. O objetivo principal desse artigo é construir um referencial teórico que possibilite a compreensão das razões que podem determinar o desempenho do profissional Enfermeiro diante do capital social, estimulando a produção do capital social através do “empoderamento” do indivíduo diante do seu processo saúde-doença, além de estimular produções científicas sobre o tema, seguindo uma abordagem que integre o capital social enquanto estratégia de promoção da saúde, atitude prioritária da legislação federal, legitimada a partir da Constituição de 1988, mediante o advento do Sistema Único de Saúde - SUS, sendo o profissional enfermeiro, membro integrante e participativo na execução de tais estratégias preconizadas pelo SUS.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.