Conteúdo do artigo principal

Resumo

O trabalho “O Corpo e o Universo Lúdico no Desenvolvimento de Habilidades Essenciais no Processo de Letramento e Alfabetização” apresenta o resultado de um processo de Psicomotricidade Relacional no espaço escolar. Revela-se como estudo de caso de uma turma de 17 crianças de 5 anos, do 3º período da Educação Infantil, durante um ano. Objetiva verificar a influência da Psicomotricidade Relacional no letramento e alfabetização dessas crianças e no seu desenvolvimento integral. Tange, en passant sobre a natureza neurológica da criança como fundamento para seu processo de aprendizagem hábil, motriz, cognitiva, sócio-afetiva e espiritual. 

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Luzia Alves de Carvalho

 

Diretora do Instituto de Educação do ISECENSA/RJ

Vice-diretora do CENSA/RJ

 

 

Liliana Azevedo Nogueira Wagner

 

Coordenadora de Prática de Formação e Formação Profissional do Curso de Pedagogia ISECENSA/RJ

Professora de Psicopedagogia do Curso de Pedagogia ISECENSA/RJ

Coordenadora da Educação Infantil do CENSA/RJ

 

Liliana Azevedo Nogueira Wagner

 

Coordenadora de Prática de Formação e Formação Profissional do Curso de Pedagogia ISECENSA/RJ

Professora de Psicopedagogia do Curso de Pedagogia ISECENSA/RJ

Coordenadora da Educação Infantil do CENSA/RJ

 

Tatiana Moço Carvalho Quitete

                                                                                         Professora do 1°. Período da Educação Infantil do CENSA/RJ

Tatiana Moço Carvalho Quitete

                                                                                         Professora do 1°. Período da Educação Infantil do CENSA/RJ

Como Citar
Carvalho, L. A. de, Wagner, L. A. N., Wagner, L. A. N., Quitete, T. M. C., & Quitete, T. M. C. (2013). O CORPO E O UNIVERSO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ESSENCIAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. umanas ociais ∓ plicadas, 3(7). https://doi.org/10.25242/887637201321

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>