Conteúdo do artigo principal
Resumo
No ato de cuidar, muito se propagou como importante o olhar para o ser cuidado e as necessidades que pudessem se apresentar na construção da relação ao longo do processo do cuidado, com o seu cuidador. Nesta pesquisa, o nosso olhar se dirige ao cuidador , possibilitando visibilizar que sentidos, que valores e crenças estão presentes na condução da sua vida e que, no diálogo com os discursos vigentes na sociedade, tentam capturá-lo a partir de papéis que obscurecem a produção de sua subjetividade. Nesse sentido, as relações humanas podem ser criadas e recriadas a todo tempo e quaisquer formas dogmáticas de relação, podem produzir limitações de sentidos e sofrimentos existenciais. Compreender a produção de subjetividade do cuidador de pessoas com deficiência no encontro com o sujeito com deficiência a ser cuidado. Analisar os sentidos que permeiam a relação entre o cuidador e a pessoa com deficiência; investigar os sentidos desvelados nas relações de trabalho e nas relações afetivas entre o cuidador e a pessoa com deficiência; identificar os sentidos que surgem na relação do cuidador com os familiares da pessoa com deficiência; investigar os sentidos desvelados na relação do cuidador com a pessoa com deficiência, sendo esta criança, adolescente, adulto e idoso. Os métodos orientadores da pesquisa serão a Cartografia e a Fenomenologia, sendo adotadas, também, entrevistas semi-abertas, bem como revisão sistemática da literatura. Os resultados esperados podem identificar a presença das referidas relações dogmáticas e os resultados encontrados, serão divulgados através da publicação de artigos e apresentações em congressos.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.