Conteúdo do artigo principal
Resumo
Livros impressos sempre foram a primeira fonte de estudo e pesquisa, principalmente para o estudante em sua jornada acadêmica. No entanto, por meio da internet, a busca por periódicos on-line (publicações eletrônicas) como fonte de pesquisa tem se apresentado uma realidade. O uso da tecnologia de informação e comunicação aliada à internet, seja por meio do computador, tablet ou smartphone, tornou o acesso a livros e artigos científicos muito mais fácil. Professores, estudantes e pesquisadores estão cada vez mais acessando a internet para buscar, compartilhar e comunicar informações e resultados de estudos e pesquisas realizadas. A situação problema envolve o fator visibilidade combinado ao fator de impacto, estabelecidos pelas agências de fomento: de que forma os pesquisadores utilizam as redes sociais para divulgação científica na internet? Qual a relevância de compartilhar a ciência para o universo digital, principalmente as redes e mídias sociais? Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar a ferramenta digital (rede social) mais apropriada para os periódicos, considerando os fatores divulgação de pesquisas científicas, contribuição da imagem da marca, público-alvo, planejamento e definição para os profissionais responsáveis pela edição e revisão dos periódicos. O estudo terá um enfoque qualitativo. A pesquisa se debruçará sobre quatro blocos de interesse: 1- contribuição da pesquisa científica para a formação acadêmica e profissional dos estudantes; 2- principais diretrizes que envolvem a construção de um projeto de pesquisa; 3- a importância da pesquisa científica e de sua publicização e socialização do conhecimento; e 4- identificando os processos de divulgação cientifica em produções acadêmicas via redes sociais. A coleta de dados será feita por meio da aplicação de questionários on-line. Espera-se, ao final dessa investigação, oferecer respostas sobre a importância da pesquisa científica para professores/pesquisadores, bem como identificar quais as principais ferramentas digitais utilizadas por pesquisadores para divulgação de estudos e pesquisas realizadas, o que possibilitará tratar melhor do processo de divulgação e aprimoramento da divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos no ISECENSA, bem como maximizar a visibilização da Revista Científica Perspectivas Online.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.