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Resumo

Livros impressos sempre foram a primeira fonte de estudo e pesquisa, principalmente para o estudante em sua jornada acadêmica. No entanto, por meio da internet, a busca por periódicos on-line (publicações eletrônicas) como fonte de pesquisa tem se apresentado uma realidade. O uso da tecnologia de informação e comunicação aliada à internet, seja por meio do computador, tablet ou smartphone, tornou o acesso a livros e artigos científicos muito mais fácil. Professores, estudantes e pesquisadores estão cada vez mais acessando a internet para buscar, compartilhar e comunicar informações e resultados de estudos e pesquisas realizadas. A situação problema envolve o fator visibilidade combinado ao fator de impacto, estabelecidos pelas agências de fomento: de que forma os pesquisadores utilizam as redes sociais para divulgação científica na internet? Qual a relevância de compartilhar a ciência para o universo digital, principalmente as redes e mídias sociais? Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar a ferramenta digital (rede social) mais apropriada para os periódicos, considerando os fatores divulgação de pesquisas científicas, contribuição da imagem da marca, público-alvo, planejamento e definição para os profissionais responsáveis pela edição e revisão dos periódicos. O estudo terá um enfoque qualitativo. A pesquisa se debruçará sobre quatro blocos de interesse: 1- contribuição da pesquisa científica para a formação acadêmica e profissional dos estudantes; 2- principais diretrizes que envolvem a construção de um projeto de pesquisa; 3- a importância da pesquisa científica e de sua publicização e socialização do conhecimento; e 4- identificando os processos de divulgação cientifica em produções acadêmicas via redes sociais. A coleta de dados será feita por meio da aplicação de questionários on-line. Espera-se, ao final dessa investigação, oferecer respostas sobre a importância da pesquisa científica para professores/pesquisadores, bem como identificar quais as principais ferramentas digitais utilizadas por pesquisadores para divulgação de estudos e pesquisas realizadas, o que possibilitará tratar melhor do processo de divulgação e aprimoramento da divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos no ISECENSA, bem como maximizar a visibilização da Revista Científica Perspectivas Online.

Palavras-chave

Mídias sociais Divulgação Científica Academia

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Como Citar
Souza, L. F. P. de O. ., & Cunha , T. C. de O. (2020). Tecnologias das redes sociais para a divulgação de estudos científicos. umanas ociais ∓ plicadas, 10(28), 41–42. https://doi.org/10.25242/8876102820202197

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