Conteúdo do artigo principal
Resumo
A proposta dessa pesquisa encontra-se no centro daqueles assuntos/temas considerados como de relevância social e que representam como sendo contemporâneos, não somente na perspectiva educacional, mas na concretude social. A questão das necessidades da pessoa com deficiência configura-se em um problema de investigação e problematiza o papel da escola na inclusão educacional e social de crianças, jovens e adultos. A questão do atendimento educacional especializado, aliada ao uso das tecnologias de informação e comunicação, tem possibilitado conquistas e avanços no campo da acessibilidade comunicacional e instrumental. Na perspectiva dessa investigação, a inclusão social se dará a partir dos audiolivros, ou seja, o acesso comunicacional do estudante com deficiência visual à leitura de textos literários. O objetivo principal da pesquisa será o de produzir e aplicar recursos didáticos e tecnológicos – audiolivros, para apoiar o processo de ensinar e aprender aos estudantes com deficiência visual da rede pública e privada de ensino do município de Campos dos Goytacazes, RJ. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. O universo da pesquisa envolverá estudantes com deficiência visual matriculados na rede de ensino pública municipal de Campos dos Goytacazes, RJ. Espera-se, a partir da produção de áudio livros, possibilitar a inclusão social e educacional de estudantes com deficiência visual na questão da literatura e do acesso ao livro.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.