Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os impactos digitais impostos pela cultura midiática e seus complexos tecnológicos afetam o processo de formação identitária dos leitores. O debate acerca da formação do leitor na Era Digital envolve a discussão da formação de comportamentos de leitura associada aos diversos suportes de escrita disponíveis ao leitor. Atualmente, temos dois tipos básicos de escrita: a escrita fixa - dos suportes impressos e a escrita móvel - a que aparece nas telas. O contexto cultural muda, os tempos mudam e, consequentemente, as formas e as razões ler também mudam. Então, os processos formativos de leitura exigem, por parte do professor, adesão às novas estratégias de incentivo à leitura que, possivelmente, dificilmente fizeram parte de seu percurso formativo, quando cursava educação básica. Entretanto, independente do formato de leitura aderido pelo leitor, é importante compreender a leitura como exigência social, necessidade inerente ao humano. Para tanto, o presente projeto de pesquisa intitulado “Os impactos da Era Digital na formação do leitor dos anos iniciais do ensino fundamental” se propõe a (re)conhecer, a investigar e analisar o processo de formação do leitor na escola. O estudo busca refletir a respeito da leitura frente à cultura midiática, de modo a delinear o perfil dos leitores, de 6/10 anos, das redes privada e pública, no município de Campos dos Goytacazes/RJ. De base metodológica qualitativa e quantitativa, a pesquisa busca ancoragem em referenciais bibliográficos a respeito do tema em questão e na aplicação de questionários do Google Forms, contendo seis questões objetivas para professores, dos anos iniciais, do ensino fundamental. Esperamos traçar o perfil do leitor dessa faixa e, deste modo, contribuir para construção de projetos pedagógicos de incentivo à leitura nas escolas.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.