Conteúdo do artigo principal
Resumo
O curso de Administração, diante dos resultados do Censo de 2018, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), aponta uma crescente demanda de egressos nos dias atuais. Fato este que pode ser atribuído a grande empregabilidade em suas diversas áreas de atuação. As mudanças econômicas, sociais e políticas influenciam e contribuem para que a estrutura curricular do curso seja adaptada e modificada para atendimento ao mercado de trabalho. A qualidade do ensino de administração exige um comprometimento com a formação profissional que está sendo desenvolvida. O objetivo geral deste trabalho é analisar as percepções dos administradores quanto à importância da estrutura curricular na formação e atuação do profissional de Administração. Um dos objetivos específicos a serem alcançados trata-se de uma análise do perfil dos estudantes de Administração do ISECENSA. A metodologia a ser desenvolvida prioritariamente para alcançar o objetivo específico corresponde ao preenchimento de dados quanto faixa etária, salarial, opção de gênero e identificação das competências técnicas e emocionais mais relevantes para um profissional de Administração. Em seguida uma pesquisa exploratória descritiva será aplicada, dividida em cinco etapas entre elas, levantamento bibliográfico, identificação dos componentes curriculares relevantes e elaboração e aplicação de questionários de natureza quali-quantitativa baseada no método Lawshe para validação e confiabilidade. Como resultados, concluiu-se que os estudantes de administração do ISECENSA são na maioria do sexo feminino com idade entre 21 e 26 anos com faixa salarial em torno de um salário mínimo. Entre as competências técnicas e emocionais apuradas as de maior relevância constam visão estratégica e comunicação respectivamente. Espera-se que a estrutura curricular do curso de administração contemple as competências e habilidades necessárias ao profissional no âmbito de seu trabalho.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.