Conteúdo do artigo principal
Resumo
O avanço dos softwares de modelagem digital, computadores com maior capacidade de processamento e a evolução dos softwares específicos de renderização, além da possibilidade do uso de smartphones para visualização em realidade virtual têm contribuído para o aumento do uso dos recursos digitais que simulam um ambiente real, sendo uma prática cada vez mais inserida no exercício profissional da Arquitetura. Esta prática já se observa nas graduações onde os alunos buscam aprender por conta própria o uso dos programas e plug-ins para renderização e simulação do ambiente a construir. Esta pesquisa tem por objetivo elaborar um material didático voltado para o ensino de projeto de arquitetura com o uso de softwares mais usuais para renderização de modelos e aplicação de ferramentas de simulação de realidade virtual imersiva e realidade aumentada gratuitas e de baixo custo para análise dos estudos de desenvolvimento de projeto e não somente como produto final de apresentação. O método utilizado será uma pesquisa sobre os principais softwares existentes compatíveis com a realidade acadêmica, para elaboração de estudos de projeto com observação dos produtos em função do tempo despendido. Como resultado se pretende elaborar um exercício prático para aplicação nas disciplinas de projeto de arquitetura com foco na análise plástica, estudos das formas e proporções do objeto arquitetônico a ser desenvolvido.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.