Conteúdo do artigo principal
Resumo
A forma de pensar maquetes se transforma com a popularização de máquinas de impressão 3D e máquinas de corte a laser. Isto em um momento onde o mundo muda radicalmente e se estabelece a denominada Quarta Revolução Industrial por meio de uma economia pautada em indústrias 4.0. Precisa-se de indivíduos criativos, inovadores e empreendedores que poderão ser resilientes em um cenário de constante mudança. Neste, novas tecnologias como impressoras 3D e outras ferramentas de prototipagem física são fundamentais no desenvolvimento de projetos e fabricação de maquetes. O objetivo está em testar técnicas de fabricação de maquetes de arquitetura nos equipamentos do Makerspace do ISECENSA e, a partir destes testes, formalizar um manual que venha a compilar as melhores práticas. Para alcançar o objetivo, lança-se mão da pesquisa por meio do ato de projetar, almejando exaurir as potencialidades dos equipamentos de prototipagem física (impressora 3D e máquina de corte) na fabricação de maquetes de arquitetura. Almeja-se a criação de um manual de recomendações a fim de otimizar a fabricação de maquetes projetos de arquitetura, urbanismo e engenharia a fim de auxiliar alunos e professores da IES.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.