Conteúdo do artigo principal
Resumo
O nascimento de um bebê pré-termo é um evento que geralmente traz implicações de risco ao desenvolvimento saudável. As crianças nascidas prematuras, especialmente aquelas com peso abaixo que 1500g apresentam frequentemente complicações neonatais e riscos durante o processo de desenvolvimento. A prematuridade e o baixo peso, quando associados, potencializam problemas clínicos e frequentemente afetam de modo negativo o desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo. Portanto, é importante conhecer de maneira mais aprofundada os efeitos causadores dessas sequelas, dando ênfase na importância da avaliação, pois através de estudos específicos, há maior possibilidade de novos resultados em tratamentos que favorecem um desenvolvimento com ganhos, de forma que a plasticidade cerebral exista. A metodologia utilizada foi qualitativa, com embasamento teórico por meio de pesquisa bibliográfica. Cabe salientar que a avaliação psicológica de bebês entre 0 a 36 meses é uma ferramenta utilizada para identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental. Desta forma, espera-se desenvolver um protocolo que servirá como guia na identificação precoce dos prejuízos causados pelo nascimento pré-termo, para analisar a probabilidade prática de reverter seu prognóstico. Assim, a pesquisa comprovou que crianças nascidas pré-termo são mais propensas a apresentarem defasagem no desempenho da linguagem, assim como no processamento da fala, em relação a crianças nascidas a termo. Neste sentido, a avaliação neuropsicológica infantil mostrou-se importante para identificar a presença ou não de transtornos do desenvolvimento e cognitivos, bem como dificuldades na obtenção de habilidades. As avaliações neuropsicológicas mostram-se indispensáveis à contribuição para o desenvolvimento de novas estratégias de reabilitação cognitiva, qualificando-as para o compartilhamento com a equipe interdisciplinar de saúde.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.