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Resumo
Ao se elaborar um projeto arquitetônico, os estudos das relações volumétricas, composições e questões plásticas são extremamente importantes para a qualidade do objeto a ser projetado. Ao se ensinar como projetar, o professor, tem a necessidade de sintetizar sua experiência e desenvolver estudos com os alunos para orientação projetual, estimulando a prática de composições da forma e observação de modelos. O objetivo desta pesquisa é estudar e propor uma técnica projetual para estímulo do pensamento compositivo e análise das formas arquitetônicas nas fases iniciais de criação dos estudos plásticos com o uso da modelagem e prototipagem rápida como parte do processo de criação. Metodologicamente foi usado a modelagem digital no SketchUp, extração das vistas do modelo e confecção dos planos de recorte a laser. O processo adotado aborda a fase inicial de criação dos estudos volumétricos com o uso das novas tecnologias de representação gráfica e prototipagem em contraponto do pensamento estritamente bidimensional em planta baixa. Como contribuição este trabalho estudou novas técnicas de ensino de projeto com a introdução das tecnologias de modelagem e prototipagem para auxílio dos processos criativos no ensino de projeto de arquitetura, tendo alcançada êxito no parâmetro de percepção e compreensão espacial dos estudos iniciais de arquitetura.
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