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Resumo
É preciso pensar a educação de forma integrada, formando profissionais que ensinam a transcender em complexidade, afastando da sala de aula práticas que isolam o pensamento. Os futuros profissionais da educação devem ser capazes de proporcionar situações de aprendizagens reais e ações que contribuam para o desenvolvimento de conteúdos com significado. Esta pesquisa retrata uma nova concepção de processo ensino-aprendizagem a partir de um projeto de “currículo integrado” vivenciado em um curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior situada no norte fluminense do Rio de Janeiro. Teve como objetivo principal organizar e vivenciar um processo pedagógico que substitua o pensamento que isola pelo pensamento que unifica, articula, integra, o pensamento disjuntivo e redutor pelo pensamento complexo. O “projeto integrado” e interdisciplinar considerou um eixo-temático e metodologias ativas: “Adaptação de crianças” de creche e educação infantil, nos primeiros contatos com a escola. Utilizou-se pesquisa qualitativa, de cunho exploratório. Foram utilizadas técnicas, como observação participante, entrevistas, portfólio e fóruns. De acordo com a pesquisa-ação, foi possível verificar e acompanhar a organização do currículo integrado, articulando os conteúdos das diversas disciplinas com dois eixos temáticos e práticas com metodologias ativas. Este trabalho oportunizou a todo corpo docente um repensar as formas de ensinar e construir o conhecimento, levando em conta a interdisciplinaridade dos saberes mediados pelas metodologias ativas. Oportunizou, também, aos alunos aprendizagens mais significativas e interativas, experimentando situações que ocorrem com frequência no seu futuro campo de atuação; um olhar mais global do fenômeno “Adaptação de crianças da creche e Educação Infantil”, visto a partir de diferentes enfoques; interdisciplinaridade como elemento enriquecedor do processo ensino-aprendizagem; substituição das aulas expositivas pelo protagonismo das alunas; aprendizagem holística, significativa, prazerosa, não fragmentada, mas unificada e integrada; inovação como elemento desafiador; ricas experiências de trabalho coletivo; salto qualitativo para o Curso de Pedagogia em termos de inovação.
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