Conteúdo do artigo principal
Resumo
O processo de alfabetização vem sendo amplamente discutido ao longo dos anos, não só no Brasil, como também em outros países. Os processos de ler e escrever são considerados complexos por diversos autores e muito se tem pesquisado na área visando metodologias que atendam a essa demanda. Cada sujeito apresenta a sua subjetividade desenvolvida em contato com a sua realidade sociocultural, seja esta de natureza familiar ou escolar. Dentro desse contexto, a pesquisa tem como objetivo principal identificar as dificuldades de leitura e de escrita das crianças residentes na Comunidade Tamarindo, especificamente matriculadas no ciclo alfabetizador (1º ao 3º ano). Quanto à forma de abordagem do problema, há um enfoque qualitativo. Do ponto de vista de seus objetivos, tem natureza exploratória, narrativa e descritiva. Para tanto, utilizou-se de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como: levantamento, observação sistemática, participação dos sujeitos da pesquisa, análise/hipótese diagnóstica a partir de testes e atividades aplicadas. A população da pesquisa envolveu 08 (oito) crianças que participam do Projeto Universidade Bairro, desenvolvido pelo ISECENSA. Trata-se, portanto, de um estudo de caso. A pesquisa utilizou 03 (três) instrumentos de avaliação para caracterizar as dificuldades de leitura e de escrita apresentadas pelas crianças: Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para a Alfabetização (IAR); compreensão da leitura de palavras e frases; e o aplicativo “Meu Livro de Historinhas” para a sondagem diagnóstica da escrita. O processo investigativo permitiu a construção e aplicação de estratégias de avaliação das dificuldades de compreensão da leitura e escrita, o que consequentemente, possibilitou a compreensão do processo de aquisição da lecto-escrita; a identificação dos fatores que provocam as dificuldades de leitura e escrita; bem como a caracterização das dificuldades apresentadas pelas crianças. Percebe-se que há uma demanda para a execução de um projeto de intervenção que desenvolva estratégias e práticas de ensino que promovam habilidades e competências para atuação com crianças com dificuldades de aprendizagem.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.