Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Brasil possuí péssimo desempenho em índices internacionais de desenvolvimento tecnológico e inovação. Quando se trata de produtos de design (em todas as usas expressões: Arquitetura, Engenharia, Desenho Industrial, etc.) percebe-se que muitas empresas internacionais lançam mão de estratégias de imitação quando do desenvolvimento de novos projetos. E esta estratégica pouco usada em território brasileiro. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi realizar o projeto de uma prensa para facas a partir de estratégia de imitação, benchmarking e prototipação física em uma impressora 3D. Lançou-se mão da pesquisa por meio do ato de projetar e, assim, foi possível: prospectar imagens de uma prensa a ser imitada, realizar estudos sobre seu funcionamento, trazer novas ideias que pudessem aumentar o seu desempenho de funcionamento, conceber um design, prototipar fisicamente, analisar e validar o protótipo. Ao fim do projeto pode-se concluir e corroborar que a estratégia de imitação bem conduzida pode gerar novos produtos poupando investimentos. A estratégia de imitação não deve ser interpretada como plágio, apenas considera como ponto de partida outros produtos existentes. Desta forma abrevia-se o tempo de desenvolvimento, gera-se produtos mais assertivos, otimizam-se investimentos. O design final da prensa se mostrou-se funcional, passível de fabricação, e com custo consideravelmente menor que seu benchmark.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.