Conteúdo do artigo principal
Resumo
A sustentabilidade está baseada no conceito de utilização dos recursos naturais no presente, de modo que garanta a mesma disponibilidade para gerações futuras. Esta pesquisa propôs elaborar um projeto arquitetônico sustentável para a sede do Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG) considerando a valoração dos recursos ambientais, o conforto para o homem e a própria estética minimizando o impacto ambiental sem renunciar à moderna tecnologia. Primeiramente foi realizado um levantamento topográfico do terreno que será utilizado para a construção da sede do Parque, situado entre os municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. A seguir foi elaborado o projeto arquitetônico da sede levando-se em consideração a sugestão de soluções para lidar com as condições ambientais locais, como elevada incidência solar, ventos fortes e spray marítimo constante. O projeto arquitetônico criado sugere a construção da sede em 4 blocos, sendo 3 deles situados no platô mais próximo da Lagoa do Açu, de modo a permitir que as construções privilegiem a contemplação desse corpo hídrico. Para tal utilizou-se vidros e tetos com pé direito alto tanto para permitir boa visibilidade e ventilação natural aliadas a um bom aproveitamento da luz natural, contribuindo para a realização de uma arquitetura de menor impacto ambiental, no que tange à questão da energia e adequação ao ecossistema. Foram respeitados os condicionantes ambientais, como vegetação por meio da integração do paisagismo ao remanescente da restinga no entorno imediato. Em conclusão, esta construção sustentável propôs alterações conscientes no entorno, de forma a atender as necessidades de edificação, habitação e uso do homem moderno, preservando o meio ambiente e os recursos naturais, garantindo qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.