Conteúdo do artigo principal
Resumo
A energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, sendo considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável. A utilização de um inversor solar converte a energia solar dos painéis fotovoltaicos em energia elétrica, que pode ser usada nas casas em qualquer equipamento elétrico. Objetivou-se neste trabalho projetar a implantação de painéis de energia fotovoltaica para a geração de energia necessária ao funcionamento de toda a sede do Parque. Foram estimados os aparelhos elétricos a serem utilizados (datashow, lâmpadas, computador, chuveiros), suas quantidades e suas potências e, ainda, o período de utilização. No projeto arquitetônico foram incorporados ao telhado dos dois principais prédios pouco distantes entre si, de modo que, virtualmente, não ocupem espaço e nem tragam impactos visuais desnecessários, sendo atendido o pré-requisito de apresentar orientação solar favorável. Foram dimensionadas 71 placas com dimensões 1956 x 991 x 40 mm, cada uma com uma potência de 330 W, fornecendo potência total de 23,43 kWp e uma geração média mensal de aproximadamente 2.600 kWh de energia. Foi prevista a utilização de um relógio de luz bi-direcional que mede a energia da rua que é consumida, quando não tem sol. A energia solar gerada em excesso é injetada na rede da distribuidora criando "créditos de energias" para serem utilizados à noite ou em ocasiões de ausência de sol. Com relação à iluminação para o exterior estão previstos postes com lâmpadas economizadoras (multivapor de 150 w) e totens para iluminação de orientação com células fotovoltaicas. O Sistema de condicionamento utilizará ar tipo Split, com selo A do Procel garantindo o baixo consumo, previsto para os dias mais quentes do ano no auditório e áreas administrativas. Finalizando, espera-se que este projeto tenha contribuído para a meta da sustentabilidade, inclusive com a inexistência de capacidade geradora ociosa em função de sempre dispor da rede elétrica não só como “back up” como também para escoamento da energia produzida e não utilizada.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.