Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo reflete sobre a questão do uso abusivo de substâncias químicas e sua relação com a estruturação psíquica inconsciente. Para tanto se optou por desenvolver um estudo qualitativo com entrevistas semi-estruturadas, cuja análise efetuou-se, neste trabalho, pelo viés da literatura freudiana. As entrevistas foram aplicadas a um grupo de mulheres adictas, acolhidas em um abrigo de recuperação, na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ, sendo um total de seis, os sujeitos da pesquisa. As entrevistas foram construídas em função do objetivo do estudo, qual seja verificar no discurso das entrevistandas, referências a questões inconscientes e suas implicações no uso abusivo de substâncias químicas. As entrevistas foram realizadas entre agosto e setembro de 2010, tendo sido gravadas. As gravações foram transcritas e os dados foram tratados através da interpretação psicanalítica, tendo como elemento principal a atenção flutuante. A partir da análise do material colhido nas entrevistas, este estudo identificou a atuação específica de mecanismos e princípios enunciados por Freud, tais como o princípio do prazer/desprazer, o conceito de desamparo, o conceito de compulsão à repetição e a teoria das formações substitutivas, demonstrando a real influência do inconsciente sob este sujeito. Sugere-se que novos estudos sejam feitos, articulando futuramente a teoria, o discurso dos sujeitos e novas possibilidades de enfrentamento da situação da drogadição.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.