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Resumo

O presente trabalho caracteriza-se como um desdobramento de um projeto de pesquisa da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), sobre o estudo de um olhar sobre objetos de aprendizagem como metodologia no ensino da matemática à luz da teoria dos registros de representação semiótica. Nosso trabalho visa verificar a influência da aplicação desta metodologia de ensino na autoestima dos educandos. Essa pesquisa foi desenvolvida dentro do método qualitativo e quantitativo descritivo exploratório, tendo a natureza do objeto e dos objetivos propostos neste estudo. A pesquisa foi realizada no Colégio Maria de Nazaré na Cidade do Rio de Janeiro, onde os alunos responderam o questionário de autoestima de Rosenberg (1989). A pesquisa foi composta por dois grupos um de análise experimental e outro de controle. No Brasil a temática da autoestima é pouco abordada cientificamente. Palavra fácil na psicologização das relações humanas. Por auto-estima entende-se a avaliação que o indivíduo faz de si mesmo. Expressa uma atitude de aprovação ou de repulsa de si e engloba o auto-julgamento em relação à competência e valor Em relação às pequenas diferenças apresentadas nos resultados encontrados nos grupo experimental, há dificuldade em se afirmar categoricamente a questão. Ao avaliar a média do grupo de controle no inicio da pesquisa, encontrava-se em 49,28% de autoestima, no final este mesmo grupo apresenta uma redução para 48,23%de autoestima. Já ao avaliar a média do grupo experimental no inicio da pesquisa este encontrava-se com 47,5% de autoestima, obtendo um aumento para 49,5%  após a inserção do objeto de aprendizagem nas aulas. 

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Patricia Constantino

Doutoraem Saúde Publicapela Escola Nacional de Saúde Pública/ ENSP/ FIO CRUZ

 

Nilson Sergio Stahl

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas UNICAMP

Patricia Maria Santos

Mestranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF

Vera Lucia Gregorio

Mestranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF

 

Como Citar
dos Santos, G., Constantino, P., Stahl, N. S., Santos, P. M., & Gregorio, V. L. (2013). A AUTOESTIMA COMO ALIADA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. umanas ociais ∓ plicadas, 3(7). https://doi.org/10.25242/887637201319

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