Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho caracteriza-se como um desdobramento de um projeto de pesquisa da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), sobre o estudo de um olhar sobre objetos de aprendizagem como metodologia no ensino da matemática à luz da teoria dos registros de representação semiótica. Nosso trabalho visa verificar a influência da aplicação desta metodologia de ensino na autoestima dos educandos. Essa pesquisa foi desenvolvida dentro do método qualitativo e quantitativo descritivo exploratório, tendo a natureza do objeto e dos objetivos propostos neste estudo. A pesquisa foi realizada no Colégio Maria de Nazaré na Cidade do Rio de Janeiro, onde os alunos responderam o questionário de autoestima de Rosenberg (1989). A pesquisa foi composta por dois grupos um de análise experimental e outro de controle. No Brasil a temática da autoestima é pouco abordada cientificamente. Palavra fácil na psicologização das relações humanas. Por auto-estima entende-se a avaliação que o indivíduo faz de si mesmo. Expressa uma atitude de aprovação ou de repulsa de si e engloba o auto-julgamento em relação à competência e valor Em relação às pequenas diferenças apresentadas nos resultados encontrados nos grupo experimental, há dificuldade em se afirmar categoricamente a questão. Ao avaliar a média do grupo de controle no inicio da pesquisa, encontrava-se em 49,28% de autoestima, no final este mesmo grupo apresenta uma redução para 48,23%de autoestima. Já ao avaliar a média do grupo experimental no inicio da pesquisa este encontrava-se com 47,5% de autoestima, obtendo um aumento para 49,5% após a inserção do objeto de aprendizagem nas aulas.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.