Conteúdo do artigo principal

Resumo

A modelagem tridimensional ajuda a visualização e interpretação do objeto projetado. Este artigo apresenta a experiência realizada em modelagem digital desenvolvida ao longo do ano de 2018 e 1º semestre de 2019. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver procedimentos metodológicos de modelagem digital em SketchUp como ferramenta auxiliar para estudos de criação arquitetônica tridimensional em ensino de projeto. Na metodologia de trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica para elaboração de conceitos de ensino de projeto na era digital e experimentação através de exercícios com grupos de alunos para observação do efeito da modelagem tridimensional sobre o aprendizado de projeto, no que tange as questões volumétricas e plásticas. Como resultado foi observada a ampliação da compreensão global das formas e composições com o aumento da visão tridimensional para criação de projeto de arquitetura.

Palavras-chave

SketchUp ensino de projeto volumetria.

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza Xavier, L. G. de, Gomes Januário, P. M., de Sousa Araújo, R., Fonseca Matos Xavier, J., & Nogueira Miranda, R. (2019). A MODELAGEM 3D PARA ARQUITETURA: UM ESTUDO APLICADO AO ENSINO DE PROJETO. umanas ociais ∓ plicadas, 9(26), 163–171. https://doi.org/10.25242/887692620191891

Referências

  1. ALVES, G. M. O desenho analógico e o desenho digital: a representação do projeto arquitetônico influenciado pelo uso do computador e as possíveis mudanças no processo projetivo em arquitetura. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande, 2009.
  2. ANDRADE, M.L.V.X. Computação gráfica tridimensional e ensino de arquitetura: uma experiência pedagógica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA GRÁFICA NAS ARTES E NO DESENHO. 2007.
  3. ANDRADE, V.H.M.; AMORIM, AL de; PEREIRA, G. C. Ensino de projeto arquitetônico e CAD: uma experiência piloto. SIMPÓSIO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA EM ARQUITETURA, ENGENHARIAS E ÁREAS AFINS, v. 2, p. 143-148, 1994.
  4. CHING, Francis DK, 1943. Arquitetura: forma, espaço e ordem; [tradução Alvamar Helena Lamparelli] – 4ª edição 2016 – Martins Fontes, São Paulo.
  5. ESPINHEIRA NETO, R. A. de A. Arquitetura Digital - A Realidade Virtual, Suas Aplicações e Possibilidades. Mestrado – COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
  6. FERNANDES, B. R. et al. Estratégias pedagógicas de uso de técnicas de computação gráfica como instrumento de apoio ao processo criativo de projeto de arquitetura. Dissertação (Mestrado) - PósARQ – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Centro Tecnológico - Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, 2006.
  7. FLORIO, W. O croqui no atelier de projeto: desafios no ensino de arquitetura na era digital. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, v. 1, p. 50-76. 2013.
  8. MACIEL, S. D.; AMORIM, A. L.; CHECCUCCI, E. S. Ensino de projeto de arquitetura em ambiente digital: uma experiência na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 13, n. 1 p. 21-38, 2018. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v13i1.133839
  9. NATUMI, Y. O ensino de informática aplicada nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo no Brasil. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2013.
  10. RUFINO, I. A. A., VELOSO, M. F. D. Entre a bicicleta e a nave espacial: os novos paradigmas da informática e o ensino do Projeto Arquitetônico. Anais do II Seminário sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura, PROJETAR 2005, Rio de Janeiro, 2005.
  11. STINY, G. Kindergarten grammars: designing with Froebel's buildings gifts. Environment and Planning B, v. 7, p.409-462, 1980.
  12. STINY, George. Shape: talking about seeing and doing. MIt Press, 2006.
  13. VIDIGAL, E. J. Ensino de projeto arquitetônico: um estudo sobre as práticas didáticas no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Paraná - Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo – USP. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – São Paulo, 2010.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2