Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Educação Inclusiva na educação básica brasileira constitui uma rica agenda de pesquisa, considerando todos os entraves que as escolas públicas enfrentam para promover a inclusão de estudantes com deficiências no sistema de ensino regular. Sabe-se que a política de inclusão de pessoas com deficiência não se perfaz eficiente apenas como forma de ampliar o acesso desse grupo no sistema educacional regular, como parece estar sendo conseguida a partir da implementação de leis específicas como o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o ECA, a LDBEN e a BNCC, é preciso igualmente garantir a permanência dessas crianças nas instituições de ensino. Nesse sentido, por meio de pesquisa bibliográfica, o presente artigo busca analisar a educação inclusiva no cotidiano escolar, partindo de um breve histórico da educação no Brasil para compreender a educação inclusiva e aprendizagem de pessoas com deficiência no ensino regular.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Copyright (c) 2024 Maria José Gomes da Silva Castro, Gerson Tavares do Carmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
- BARTOLATTI, Celina Camargo. Inclusão social das pessoas com deficiência: utopia ou possibilidade? São Paulo, ed. Paulus, 2006
- BIELER, Rosangela Berman. História nacional e internacional do movimento de pessoas portadoras de deficiência. Rio de Janeiro, 1993.
- BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
- BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2001.
- BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília: Corde, 2007.
- BRASIL. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do Adolescente. Brasília DF. Ministério da Justiça, CONANDA, 2000.
- BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, 1996.
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
- CASTRO, Maria José Gomes da Silva Castro. Educação inclusiva, acesso e permanência na educação básica: um estudo de caso em escola pública de Campos dos Goytacazes/RJ. Dissertação de Mestrado em Sociologia Política, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Centro de Ciências do Homem. Campos dos Goytacazes, 2019.
- D’AMARAL, Márcio Tavares. Sem Limite – Inclusão de Portadores de Deficiência no Mercado de Trabalho. 2ª Edição, IBDD [Coord.] – Rio de Janeiro: Editora SENAC-Rio, 2004.
- FARIA, Cristina Elsner de. Participação e controle social: a experiência de Conselho de Educação do Distrito Federal. 2006. Disponível em: http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=532 Acesso: 10 jul 2017.
- LANNA JÚNIOR. Mário Cléber Martins (Comp.) História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. A Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 1ª edição 2010.
- MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 2. ed. São Paulo. Moderna, 2006
- MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 5.ed .São Paulo: Cortez, 2011.
- MELLO, Guiomar Namo de. Magistério de 1º Grau: da competência técnica ao compromisso político. 13. Ed. São Paulo: Cortez, 2003.
- OLIVEIRA, Ivone Martins de. O aluno da Educação Especial, a escola regular e as práticas pedagógicas. In: OLIVEIRA, Ivone
- Martins de; RODRIGUES, David; JESUS, Denise Meyrelles de. Formação de professores, práticas pedagógicas e inclusão escolar. Vitória, Edufes, 2017.
- PAÍN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1985.
- PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
- RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002
- RÉIA, Silvia Rios M. e Silva. Os Sujeitos sociais no cotidiano institucional: a equipe multiprofissional na educação especial do deficiente mental educável. PUC/SP - Núcleo de estudo e Pesquisas sobre identidade n. 3. São Paulo. 1996.
- SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 8. Rio de Janeiro. ed. WVA, 2010
- SAVIANI, Demerval. A nova lei da educação (LDB): trajetórias, limites e perspectivas. 12º ed. Campinas: Autores Associados, 2011
- SOUZA, Sandra Freitas de. Atendimento educacional especializado: sala de recursos promovendo uma educação inclusiva de qualidade. In: ALVES, Fabíola Fernanda do Patrocínio. O que as escolas precisam saber sobre a diferença? Reflexões sobre a inclusão de estudantes com deficiência. Belo Horizonte, Crivo Editorial, 2018.
- VIANA, Vânia. Os caminhos da inclusão no Brasil. Disponível em:
Referências
BARTOLATTI, Celina Camargo. Inclusão social das pessoas com deficiência: utopia ou possibilidade? São Paulo, ed. Paulus, 2006
BIELER, Rosangela Berman. História nacional e internacional do movimento de pessoas portadoras de deficiência. Rio de Janeiro, 1993.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2001.
BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília: Corde, 2007.
BRASIL. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do Adolescente. Brasília DF. Ministério da Justiça, CONANDA, 2000.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
CASTRO, Maria José Gomes da Silva Castro. Educação inclusiva, acesso e permanência na educação básica: um estudo de caso em escola pública de Campos dos Goytacazes/RJ. Dissertação de Mestrado em Sociologia Política, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Centro de Ciências do Homem. Campos dos Goytacazes, 2019.
D’AMARAL, Márcio Tavares. Sem Limite – Inclusão de Portadores de Deficiência no Mercado de Trabalho. 2ª Edição, IBDD [Coord.] – Rio de Janeiro: Editora SENAC-Rio, 2004.
FARIA, Cristina Elsner de. Participação e controle social: a experiência de Conselho de Educação do Distrito Federal. 2006. Disponível em: http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=532 Acesso: 10 jul 2017.
LANNA JÚNIOR. Mário Cléber Martins (Comp.) História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. A Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 1ª edição 2010.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 2. ed. São Paulo. Moderna, 2006
MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 5.ed .São Paulo: Cortez, 2011.
MELLO, Guiomar Namo de. Magistério de 1º Grau: da competência técnica ao compromisso político. 13. Ed. São Paulo: Cortez, 2003.
OLIVEIRA, Ivone Martins de. O aluno da Educação Especial, a escola regular e as práticas pedagógicas. In: OLIVEIRA, Ivone
Martins de; RODRIGUES, David; JESUS, Denise Meyrelles de. Formação de professores, práticas pedagógicas e inclusão escolar. Vitória, Edufes, 2017.
PAÍN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1985.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002
RÉIA, Silvia Rios M. e Silva. Os Sujeitos sociais no cotidiano institucional: a equipe multiprofissional na educação especial do deficiente mental educável. PUC/SP - Núcleo de estudo e Pesquisas sobre identidade n. 3. São Paulo. 1996.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 8. Rio de Janeiro. ed. WVA, 2010
SAVIANI, Demerval. A nova lei da educação (LDB): trajetórias, limites e perspectivas. 12º ed. Campinas: Autores Associados, 2011
SOUZA, Sandra Freitas de. Atendimento educacional especializado: sala de recursos promovendo uma educação inclusiva de qualidade. In: ALVES, Fabíola Fernanda do Patrocínio. O que as escolas precisam saber sobre a diferença? Reflexões sobre a inclusão de estudantes com deficiência. Belo Horizonte, Crivo Editorial, 2018.
VIANA, Vânia. Os caminhos da inclusão no Brasil. Disponível em: