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Resumo

A Educação Inclusiva na educação básica brasileira constitui uma rica agenda de pesquisa, considerando todos os entraves que as escolas públicas enfrentam para promover a inclusão de estudantes com deficiências no sistema de ensino regular. Sabe-se que a política de inclusão de pessoas com deficiência não se perfaz eficiente apenas como forma de ampliar o acesso desse grupo no sistema educacional regular, como parece estar sendo conseguida a partir da implementação de leis específicas como o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o ECA, a LDBEN e a BNCC, é preciso igualmente garantir a permanência dessas crianças nas instituições de ensino. Nesse sentido, por meio de pesquisa bibliográfica, o presente artigo busca analisar a educação inclusiva no cotidiano escolar, partindo de um breve histórico da educação no Brasil para compreender a educação inclusiva e aprendizagem de pessoas com deficiência no ensino regular.

Palavras-chave

Educação inclusiva Educação especial Deficiência.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Maria José Gomes da Silva Castro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF – Programa de Pós Graduação em Sociologia Política – PPGSP/UENF - Av. Alberto Lamego, 2000, Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes, RJ, CEP: 28013-602, Brasil.;

Mestre em Sociologia Política na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Assistente Social (UFF). Especialista em Educação inclusiva, especial e políticas de inclusão pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/RJ). Pedagoga (Uniflu) com especialização em Psicopedagogia e Supervisão Escolar (UCAM/RJ). Foi voluntária na Comissão das Entidades Sociais e Assistenciais do Município de Campos (COESA). Foi bolsista no Projeto Acessibilidade no Núcleo de Acessibilidade da UFF, onde produziu material tátil para estudantes com deficiência visual. Foi estagiária da Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (APOE), onde atuou principalmente com os seguintes temas: inclusão, interação, material didático para alunos com deficiência visual, relações sociais e renda complementar através da arte. Cursa psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi aluna especial pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS/UENF), na linha de pesquisa Educação, Política e Cidadania na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), realiza pesquisa nas áreas de educação, políticas educacionais, políticas de inclusão, ações afirmativas, acesso e permanência de estudantes com deficiências nas instituições de ensino, estratégias de permanência para estudantes com deficiência e recursos pedagógicos especiais.

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF – Programa de Pós Graduação em Sociologia Política – PPGSP/UENF - Av. Alberto Lamego, 2000, Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes, RJ, CEP: 28013-602, Brasil.

Professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) desde 2011, lotado no Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem (LEEL), credenciado nos Programas de Pós-Graduação de Cognição e Linguagem e de Sociologia Política. Bacharelado em Administração Pública na FGV-RJ, Mestrado em Cognição e Linguagem e Doutorado em Sociologia Política, ambos na UENF. Pós-Doutorado em Sociologia Pragmática na Universidade Nova de Lisboa. Líder do Grupo de Pesquisa Escrita: Poder e Subjetividades (UENF) e Vice-líder do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (IFF/UENF). Principal área de atuação: Educação de Jovens e Adultos. Principal tema de interesse: permanência e êxito na educação.
Como Citar
Gomes da Silva Castro, M. J., & Tavares do Carmo, G. (2024). O percurso do reconhecimento do acesso à educação para estudantes com deficiência. umanas ociais ∓ plicadas, 14(43), 1–18. https://doi.org/10.25242/8876144320241884

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