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Resumo
A possibilidade de aplicação dos princípios da responsabilidade social universitária às ações coletivas do curso de Pedagogia do ISECENSA implica na reflexão crítica, na discussão interna, na busca pelo alinhamento de concepções e posicionamento institucional visando a produzir resposta que atenda às demandas da sociedade, agindo, pois, em conformidade com a missão, a identidade e cultura da instituição de ensino. Para Carrizo (2006) é um tema que merece uma discussão profunda pela comunidade acadêmico-científica nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivos conhecer os impactos das ações coletivas realizadas pelo curso de Pedagogia do ISECENSA na perspectiva de seus receptores/participantes; compreender o conceito de responsabilidade social, redefinindo o novo papel da universidade; exercitar a função interativa com a sociedade, influenciando, de maneira proativa e com sentido de equidade, a comunidade que está no entorno. Buscou-se verificar se as ações coletivas vêm obtendo visibilidade e cumprindo com os objetivos estabelecidos. O presente estudo delineia-se como uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, caracterizada pela análise e coleta de dados arrecadados tal como ocorrem espontaneamente. A coleta de dados foi feita por meio da observação participante, utlizando como instrumentos entrevistas semi-estruturadas e coleta de depoimentos com os receptores participantes das ações que são foco deste estudo. Após a coleta de dados, fizemos a transcrição e a análise das falas dos entrevistados, para então levantarmos as categorias de análise, para cada projeto. Os resultados supõem a necessidade de dar continuidade às ações coletivas desenvolvidas pelo curso de Pedagogia visto que as mesmas são reconhecidas pela comunidade, como incentivo à apropriação de cultura, à aprendizagem, à interação, à autonomia, à inovação e à responsabilidade social. Tais ações tornam-se práticas acadêmicas por excelência, que possibilitam não somente o aperfeiçoamento das competências técnicas, mas também o desenvolvimento de valores e princípios direcionados ao desenvolvimento humano.
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