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Resumo

Este trabalho aborda a formação de professores a partir da implementação de um processo de inovação metodológica com uma equipe de educadores do Ensino Fundamental II, de uma escola particular de Campos dos Goytacazes-RJ. Partiu-se da convicção de que mudanças na escola ocorrem quando assumidas pelo coletivo das docentes (CARVALHO, 2009). Nesse sentido, projetou-se uma pesquisa cujo objetivo foi acompanhar o grupo de professores de 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, em seu processo formativo, por um ano, proporcionando-lhes atualização pedagógica em tecnologias digitais e metodologias ativas. Especificamente, objetivou-se inovar suas práticas pedagógicas, promovendo a formação em serviço, acompanhamento e avaliação do desempenho processual das professoras ao longo do ano de 2018/2019. Os resultados apontam para a efetivação de um projeto inovador com a passagem de um ensino tradicional para uma Pedagogia sob novo enfoque: superação da Educação tradicional, para um novo processo ensino-aprendizagem aberto às exigências do mundo hoje, com o ensino híbrido e uso de metodologias ativas e tecnologias digitais da informação e do conhecimento. (TDIC’s).


Palavras-chave

Formação Docente Tecnologias Digitais Metodologias ativas Inovação Metodológica

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Luzia Alves de Carvalho

 

Diretora do Instituto de Educação do ISECENSA/RJ

Vice-diretora do CENSA/RJ

 

 

Como Citar
Carvalho, L. A. de, Ferreira dos Santos, S., Pereira Oliveira, L. F., & Ribeiro Galdino, M. E. (2019). TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC’S) E A SALA DE AULA. umanas ociais ∓ plicadas, 9(26), 32–51. https://doi.org/10.25242/887692620191876

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