Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente projeto foi desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia do ISECENSA e envolveu 24 alunos matriculados no primeiro período em 2018. O objetivo deste trabalho foi descrever os desdobramentos da inserção de metodologias ativas, como sala de aula invertida, modelo de laboratório rotacional, gamificação, design thinking e personalização nas disciplinas de TICs na sala de aula, pesquisa em educação e teorias de aprendizagem, que ora foram apresentadas de forma interdisciplinar, quando os conteúdos permitiam essa transversalidade, ora foram apresentadas apenas pelas metodologias ativas nas disciplinas. A variedade de estratégias metodológicas ampliou o contexto de aprendizagem dos alunos, por meio de fóruns de discussão online, pesquisas, análises de outras realidades e experiências diferentes. Assim, houve crescimento cultural, social e cognitivo. A tarefa de ensinar ganhou compreensão e transcendeu a esfera de “quatro paredes”, realizando a troca entre teoria e prática. O projeto promoveu a mudança de mentalidade dos alunos, no que diz respeito à maneira de desenvolver o conhecimento, desmantelando a visão cartesiana e trazendo à tona as metodologias ativas nesse processo, a fim de que sejam protagonistas de práticas inovadoras. Nos comentários feitos pelos alunos, ficou evidente como eles perceberam a mudança de postura das professoras nas aulas do projeto, principalmente em relação à mediação, à construção de alternativas para que eles construíssem o conhecimento, às oportunidades dadas a eles para a promoção da autoestima e do protagonismo no processo de aprendizagem. As discussões provocadas suscitaram muitas problematizações dos futuros pedagogos quanto às formas de aprendizagem. Assim, enquanto alunos, eles refletiram também sob o viés profissional, destacando a importância de oportunizar práticas diversificadas e que coloquem o aluno na posição de protagonista, levando-o a uma aprendizagem cada vez mais significativa e personalizada.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.