Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Educação formal está impactada por mudanças que ocorrem em nossa sociedade afetando a vida escolar, os processos de organização do currículo, suas metodologias, tempos e espaços. Mudanças metodológicas acontecem intervindo na vida das pessoas, nas relações, no mundo do trabalho e consequentemente na escola, a partir de novas abordagens revolucionando a educação e o ensino. Neste contexto, a formação de professores torna-se algo profundamente necessário e urgente. Este trabalho aborda a formação de professores a partir da implementação de um processo de inovação metodológica das práticas com uma equipe de educadores do Ensino Fundamental II – 6º ao 8º ano, de uma escola particular de Campos dos Goytacazes-RJ. A pesquisa objetivou o acompanhamento do grupo de professores, em seu processo formativo, ao longo do ano de 2018/2019, proporcionando-lhes atualização pedagógica em tecnologias digitais e metodologias ativas. Todo o processo se desenvolveu a partir de uma investigação da realidade, identificando os pontos que precisavam de mais estudo. Quanto aos procedimentos metodológicos, do ponto de vista da natureza da pesquisa, esta foi classificada como aplicada, visto que objetiva gerar conhecimentos que influenciarão de maneira positiva o rendimento dos alunos do segmento em análise a partir da inserção das Tecnologias Digitais em sala de aula, pautada na abordagem quantitativa, visto que utiliza como um dos instrumentos de coleta de dados a Avaliação de Práticas Educacionais Inovadoras (APEI) 50, que é um questionário desenvolvido pelo Instituto Crescer que busca avaliar a utilização das TDIC na instituição. Ao considerar os procedimentos técnicos, essa foi bibliográfica, experimental e qualitativa. Os resultados apontam para a efetivação de um projeto inovador com a passagem de um ensino tradicional para uma Pedagogia sob novo enfoque: superação da Educação tradicional, para um novo processo ensino-aprendizagem aberto às exigências do mundo contemporâneo, com o ensino híbrido e o uso de metodologias ativas e tecnologias digitais e da informação (TIDIC’s). Nitidamente, observa-se a realização cotidiana de práticas envolvendo gamificação, tecnologias digitais, dispositivos móveis. Além disso, os professores participantes mostram-se mais engajados nos processos de formação, revelando empoderamento de terminologias específicas da área.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.