Conteúdo do artigo principal
Resumo
A possibilidade de aplicação dos princípios da responsabilidade social universitária às ações coletivas do curso de Pedagogia do ISECENSA implica na reflexão crítica, na discussão interna, na busca pelo alinhamento de concepções e posicionamento institucional visando a produzir resposta que atenda às demandas da sociedade, agindo, pois, em conformidade com a missão, a identidade e cultura da instituição de ensino. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivos conhecer os impactos das ações coletivas realizadas pelo curso de Pedagogia do ISECENSA na perspectiva de seus receptores/participantes; compreender o conceito de responsabilidade social, redefinindo o novo papel da universidade; exercitar a função interativa com a sociedade, influenciando, de maneira proativa e com sentido de equidade, a comunidade que está no entorno. Buscou-se verificar se as ações coletivas vêm obtendo visibilidade e cumprindo com os objetivos estabelecidos. O presente estudo delineia-se como uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, caracterizada pela análise e coleta de dados arrecadados tal como ocorrem espontaneamente. A coleta de dados foi feita por meio da observação participante, utlizando como instrumentos entrevistas semi-estruturadas e coleta de depoimentos com os receptores participantes das ações que são foco deste estudo. Após a coleta de dados, foi realizada a transcrição e a análise das falas dos entrevistados, para então levantar as categorias de análise, para cada projeto. Os resultados supõem a necessidade de dar continuidade às ações coletivas desenvolvidas pelo curso de Pedagogia visto que as mesmas são reconhecidas pela comunidade, como incentivo à apropriação de cultura, à aprendizagem, à interação, à autonomia, à inovação e à responsabilidade social. Tais ações tornam-se práticas acadêmicas por excelência, que possibilitam não somente o aperfeiçoamento das competências técnicas, mas também o desenvolvimento de valores e princípios direcionados ao desenvolvimento humano.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.