Conteúdo do artigo principal
Resumo
O processo de alfabetização vem sendo amplamente discutido ao longo dos anos, não só no Brasil, como também em outros países. Os processos de ler e escrever são considerados complexos por diversos autores e muito se tem pesquisado na área visando a metodologias que atendam a essa demanda. Cada sujeito apresenta a sua subjetividade desenvolvida em contato com a sua realidade sociocultural, seja esta de natureza familiar ou escolar. A pesquisa tem como objetivo principal identificar as dificuldades de leitura/escrita das crianças residentes na Comunidade Tamarindo, especificamente matriculadas no ciclo alfabetizador (1º ao 3º ano). Do ponto de vista de seus objetivos, tem natureza exploratória, narrativa e descritiva, com objetivo de descrever as principais características da população a ser pesquisada. Para tanto, utiliza-se de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como: entrevistas (famílias das crianças participantes), levantamento, observação sistemática, participação dos sujeitos da pesquisa, análise/hipótese diagnóstica a partir de testes e atividades aplicadas. Quanto à forma de abordagem do problema, há um enfoque qualitativo. O estudo tem início com a realização de um mapeamento socioeducacional de 13 (treze) crianças que participam do Projeto Universidade Bairro/ISECENSA, com o objetivo de caracterizar as dificuldades de leitura e de escrita apresentadas pelas mesmas. Em função dos resultados obtidos, a etapa seguinte envolveu, junto a 08 (oito) crianças, a aplicação do Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para a Alfabetização (IAR), com o objetivo de: avaliar o repertório comportamental das crianças no que diz respeito aos pré-requisitos fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita; possibilitar informações que indicarão se a criança está em condições ideais de iniciar a alfabetização propriamente dita e fornecer aos pesquisadores informações seguras sobre que habilidade ou conceitos deverão ser estimulados para que a criança possa iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita. Dando prosseguimento à investigação, pretende-se realizar as avaliações de consciência fonológica e de leitura. Para tanto, buscar-se-ão a elaboração e o desenvolvimento de estratégias e práticas de ensino específicas que atendam às demandas de cada criança. Promovendo, assim, propostas que atendam às diversas formas de o sujeito se aproximar do conhecimento.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.