Conteúdo do artigo principal
Resumo
A terapia de grupo com os familiares de pessoas deficientes vem promover um momento de troca de experiências e reflexões a respeito de possibilidades de formas de viver com suas características singulares. Pensar sobre a deficiência é mergulhar em discursos impregnados de estigma, incapacidade e exclusão seja do deficiente e também de seu familiar. Conforme a família constitui essa representação o que seja deficiência, isso pode ampliar ou reduzir essa limitação. O objetivo do projeto é promover uma escuta ativa no grupo de pais e familiares de pessoas deficientes, visando ao cuidado de si para poder cuidar do outro. A metodologia é qualitativa, com entrevista semi-aberta dos familiares participantes do grupo terapêutico da APAE, cujo instrumento para análise será o método fenomenológico. Será aplicada a técnica da Arteterapia nos encontros do grupo terapêutico. A partir da abordagem às famílias, serão realizadas rodas de conversa e palestras, aplicando questionários específicos (QUAsEs – Quadro útil de ações educacionais), formando grupo de familiares e pesquisadores buscando definir quais as melhores intervenções da Psicologia no atendimento, na autoestima e na qualidade de vida destas pessoas deficientes. A pesquisa está em andamento, mas cumpre informar que Terapia de Grupo: arteterapia promove um espaço para os discursos através da linguagem do dito e não dito, de pais e familiares de pessoas deficientes, onde com uma percepção terapêutica possa dar voz às vivências com suas limitações e promover uma qualidade de vida biopsicossocial da família e seus entes com deficiência. Espera-se ao final do processo da pesquisa ter consideráveis informações para a formatação e desenvolvimento de novos níveis de intervenção, formação de novos pesquisadores e construção de manual básico para a acolhida das pessoas com deficiência intelectual e Síndrome de Down.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.