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Resumo

A constante evolução tecnológica tem alterado o nosso modo de viver, locomover e se comunicar. Ainda hoje, nos cursos de arquitetura, as disciplinas de projeto baseiam-se na técnica de atelier, onde o professor simula uma prática de escritório de Arquitetura e os alunos devem desenvolver os projetos segundo a demanda requerida. O crescente interesse na utilização de ferramentas de modelagem por parte dos alunos, devido à facilitação do acesso, foi o que motivou esta pesquisa. O objetivo deste trabalho foi experimentar um procedimento metodológico de projetação utilizando a modelagem tridimensional no SketchUp para ensino de projeto, visando a facilitação da compreensão do objeto arquitetônico e ampliação da capacidade cognitiva dos estudantes de arquitetura, nas fases iniciais de criação e expressão plástica. Metodologicamente abordamos os temas de composição da forma, gráfica digital e ensino de projeto digital desenvolvidas em conjunto nas disciplinas de Projeto 2, Desenho Digital 2 e projeto de pesquisa no curso de Arquitetura do ISECENSA. Foi elaborado um exercício experimental com intuito de incentivar o pensamento espacial para desenvolvimento de projeto, com soluções práticas de modelagem direta. Como resultado dos trabalhos observou-se que a inserção da modelagem tridimensional foi capaz de gerar produtos satisfatórios nas expressões projetuais dos alunos, no que diz respeito a compreensão da forma e a sua relação com o interior da construção.

Palavras-chave

Projeto volumetria SketchUp arquitetura.

Detalhes do artigo

Como Citar
NOGUEIRA MIRANDA, R., FONSECA ALENCAR, A., MACEDO TAYTSON, D., FONSECA MATOS XAVIER, J., DE SOUSA ARAÚJO, R., GOMES JANUÁRIO, P. M., & DE SOUZA XAVIER, L. G. (2019). USO DO SKETCHUP PARA DESENVOLVIMENTO DO PARTIDO ARQUITETÔNICO: UM ESTUDO APLICADO AO ENSINO DE PROJETO. umanas ociais ∓ plicadas, 9(25). https://doi.org/10.25242/887692520191807

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