Conteúdo do artigo principal
Resumo
A constante evolução tecnológica tem alterado o nosso modo de viver, locomover e se comunicar. Ainda hoje, nos cursos de arquitetura, as disciplinas de projeto baseiam-se na técnica de atelier, onde o professor simula uma prática de escritório de Arquitetura e os alunos devem desenvolver os projetos segundo a demanda requerida. O crescente interesse na utilização de ferramentas de modelagem por parte dos alunos, devido à facilitação do acesso, foi o que motivou esta pesquisa. O objetivo deste trabalho foi experimentar um procedimento metodológico de projetação utilizando a modelagem tridimensional no SketchUp para ensino de projeto, visando a facilitação da compreensão do objeto arquitetônico e ampliação da capacidade cognitiva dos estudantes de arquitetura, nas fases iniciais de criação e expressão plástica. Metodologicamente abordamos os temas de composição da forma, gráfica digital e ensino de projeto digital desenvolvidas em conjunto nas disciplinas de Projeto 2, Desenho Digital 2 e projeto de pesquisa no curso de Arquitetura do ISECENSA. Foi elaborado um exercício experimental com intuito de incentivar o pensamento espacial para desenvolvimento de projeto, com soluções práticas de modelagem direta. Como resultado dos trabalhos observou-se que a inserção da modelagem tridimensional foi capaz de gerar produtos satisfatórios nas expressões projetuais dos alunos, no que diz respeito a compreensão da forma e a sua relação com o interior da construção.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.