Conteúdo do artigo principal
Resumo
Ao se elaborar um projeto arquitetônico, os estudos das relações volumétricas, composições e questões plásticas são extremamente importantes para a qualidade do objeto a ser projetado. Ao se ensinar como projetar, o professor, tem a necessidade de sintetizar sua experiência e desenvolver estudos com os alunos para orientação projetual, estimulando a prática de composições da forma e observação de modelos. O objetivo desta pesquisa é estudar e propor uma técnica projetual para estímulo do pensamento compositivo e análise das formas arquitetônicas nas fases iniciais de criação dos estudos plásticos com o uso da modelagem e prototipagem rápida como parte do processo de criação. Metodologicamente será usado a modelagem digital no SketchUp, extração das vistas do modelo e confecção dos planos de recorte a laser. O processo proposto aborda a fase inicial de criação dos estudos volumétricos com o uso das novas tecnologias de representação gráfica e prototipagem em contraponto do pensamento estritamente bidimensional em planta baixa. A contribuição pretendida por este trabalho é estudar as possibilidades de novas técnicas de ensino de projeto com a introdução das tecnologias de modelagem e prototipagem para auxílio dos processos criativos no ensino de projeto de arquitetura.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.