Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pesquisa aqui apresentada teve como foco o estudo de elementos para intervenção em área de interesse social. Foram identificados três eixos fundamentais: a regularização, o financiamento e a intervenção. Este trabalho pode ser denominado de pesquisa aplicada, pois teve como objetivo o estudo e a aplicação de informações teóricas e de campo para melhoria das condições de vida em uma comunidade carente da cidade de Campos dos Goytacazes – RJ. A metodologia abrangeu pesquisa bibliográfica e levantamento de campo com aplicação de formulário junto aos moradores em 39 (trinta e nove) moradias. Também foram feitos estudos especifícos em cinco habitações da comunidade visando intervenções de melhorias de qualidade e habitabilidade. A revisão bibliográfica sobre regularização fundiária no Brasil, com ênfase nas áreas de interesse social, resultou na elaboração e publicação de um artigo científico. Na pesquisa sobre financiamentos puderam-se verificar vários mecanismos públicos e algumas alternativas do setor privado. Quanto às intervenções foram pesquisadas diferentes tipologias e formas de atuação. Deduz-se assim, que além dos meios tradicionais de intervenção nestas áreas carentes, são viáveis e bem aceitas formas alternativas de intervenção, como pintura, vegetação e obra de arte.
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.