Conteúdo do artigo principal
Resumo
Essa pesquisa teve como objeto de investigação a atuação do pedagogo em espaços não escolares. A Pedagogia foi compreendida como uma ciência em que a atuação era somente em espaços escolares, onde o pedagogo atuava com o trabalho de gestão, de coordenação pedagógica e docência. A partir de 2006, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, seus espaços de prática profissional são expandidos na sociedade, deixando de ser vista apenas com uma atuação em atividades de educação e ensino. A população pesquisada envolveu 06 pedagogos que atuam em espaços não escolares no município de Campos dos Goytacazes, RJ. O método utilizado para coleta de dados foi a entrevista padronizada. Foram analisados o perfil do profissional, os aspectos relacionados à motivação e à autoavaliação, bem como os desafios e as dificuldades enfrentados no cotidiano profissional. O estudo possibilitou a organização e a ampliação de conhecimentos da prática profissional do pedagogo em espaços não escolares. A pesquisa apresenta o contexto profissional das áreas da pedagogia hospitalar, social e empresarial, demonstrando que o enfoque educativo da pedagogia não está presente somente no contexto escolar, mas também no não escolar. A educação possui total relação com o trabalho que se desenvolve em suas respectivas instituições, tornando-se, então, parte essencial para a sua atuação.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
- ALMEIDA, Mirianne Santos de. O pedagogo e sua práxis: desafios e possibilidades na sociedade contemporânea. Universidade Tiradentes - Unit - Tiradentes-MG, 2010. Disponível em: https://pt.slideshare.net/mirianne/o-pedagogo-e-sua-prxis-desafios-e-possibilidades-na-sociedade-contempornea. Acesso em: 06 maio 2018.
- BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1/2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 16 mar. 2018.
- BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf. Acesso em: 16 mar. 2018.
- BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/ SEESP, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.
- CARVALHO, Fernanda dos Santos; AZEVEDO Paula Gomes de; CUNHA, Teresa Claudina de Oliveira; PUGLIA, Vânia Machado Seabra. Pedagogia social: relato de uma experiência vivenciada no projeto significarte, tecendo significados por meio da arte. Disponível em .http://www.perspectivasonline.com.br. Acesso em: 22 out. 2018.
- CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
- FELDEN, Eliane de Lourdes et al. O pedagogo no contexto contemporâneo: desafios e responsabilidades. Vivências. v. 9, n.17: p. 68-82, out. 2013. São Paulo. Disponível em: https://docplayer.com.br/342115-O-pedagogo-no-contexto-contemporaneo-desafios-e-responsabilidades-the-educator-in-contemporary-context-challenges-and-responsibilities.html. Acesso em: 22 abr. 2018.
- FONSECA, Eneida Simões da. A situação brasileira do atendimento pedagógico-educacional hospitalar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 117-129 , jan./jun. 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26374650_A_situacao_brasileir _ do_ atendimento_pedagogico-educacional_hospitalar. Acesso em: 20 jun. 2019.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa, 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
- HOLANDA, Tainara. O papel de pedagogo nas organizações empresariais. 2011. Disponível em: http://www.unifan.edu.br/files/diracademica/TCC%20Pedagogia%20Tainara %20Holanda%202011%201.pdf. Acesso em: 22 maio 2018.
- LIBÂNEO, J. C. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas (org.). 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
- LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
- LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educ. rev., Curitiba, n. 17, p. 153-176, June 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 ago 2018.
- MATOS, E. L. M.; MUGIATTI, M. T. F. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
- MELO, Ana Lídia Braga. As práticas educativas desenvolvidas por pedagogos em espaços não escolares e os saberes profissionais mobilizados. In: Seminário ANPAE, Goiás, 2012. Disponível em: http://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2016/07/AS-PR%C3%81TICAS-EDUCATIVAS-DESENVOLVIDAS-POR-PEDAGOGOS.pdf. Acesso em: 12 jun. 2019.
- MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2. ed. São Paulo, Atlas, 2009.
- PIMENTA, Selma Garrido (org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
- LOPES, Isolda (org.); TRINDADE, Ana Beatriz; CADINHA, Marcia Alvim. Pedagogia empresarial: formas e contextos de atuação. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008.
- PASSOS, Jacy. Pedagogia social: contribuição à sua afirmação. Revista Pedagógica Social UFF, v. 2, n. 02, 2017. Disponível em: http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/ index.php /revista/article/download/38/30. Acesso em: 20 maio 2018.
- QUIRINO, R. Saberes do pedagogo para a prática educativa nas organizações empresariais. Belo Horizonte: Dissertação (Mestrado) Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, 2005. Disponível em: http://www.et.cefetmg.br/ info/downloads/Raquel%20Quirino.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.
- RIBEIRO, A. E do A. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 5. ed. Rio de Janeiro. WARK, 2008.
- SENGE, Peter et al. Escolas que aprendem: um guia da quinta disciplina para educadores, pais e todos que se interessam pela educação. Tradução por Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2005.
- SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A formação inicial de pedagogos para a educação em contextos não escolares: apontamentos críticos e alternativas curriculares. In: SILVESTRE, Magali Aparecida; PINTO, Umberto de Andrade (org.). Curso de pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017.
- SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima et al. Pedagogia e educação não escolar no Brasil: crítica epistemológica, formativa e profissional. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8217. Acesso em: 16 mar. 2018.
- SOARES, Ricardo. O Trabalho do Pedagogo Social com Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social: elementos para o debate. Revista Pedagogia Social UFF, [S.l.], v. 7, n. 2, may 2019. Disponível em: http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/ article/view/180. Acesso em: 20 jun. 2019.
- TORRES, Mariana de Oliveira Fernandes; CLARO, Jose Alberto Carvalho dos Santos. Pedagogia empresarial: a atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoas. Revista Contrapontos, Itajaí, SC., v. 12, n. 2, p. 207-216, jun. 2012. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php /rc/article/view/2214/2245. Acesso em: 20 jun. 2019.
- TREVISAN, Neiva Viera; LAMEIRA, Leocadio J. C. R.. Formação do educador para pedagogia nas empresas. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 63-69, mar. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5033/3050. Acesso em: 20 jun. 2019.
Referências
ALMEIDA, Mirianne Santos de. O pedagogo e sua práxis: desafios e possibilidades na sociedade contemporânea. Universidade Tiradentes - Unit - Tiradentes-MG, 2010. Disponível em: https://pt.slideshare.net/mirianne/o-pedagogo-e-sua-prxis-desafios-e-possibilidades-na-sociedade-contempornea. Acesso em: 06 maio 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1/2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 16 mar. 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf. Acesso em: 16 mar. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/ SEESP, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.
CARVALHO, Fernanda dos Santos; AZEVEDO Paula Gomes de; CUNHA, Teresa Claudina de Oliveira; PUGLIA, Vânia Machado Seabra. Pedagogia social: relato de uma experiência vivenciada no projeto significarte, tecendo significados por meio da arte. Disponível em .http://www.perspectivasonline.com.br. Acesso em: 22 out. 2018.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
FELDEN, Eliane de Lourdes et al. O pedagogo no contexto contemporâneo: desafios e responsabilidades. Vivências. v. 9, n.17: p. 68-82, out. 2013. São Paulo. Disponível em: https://docplayer.com.br/342115-O-pedagogo-no-contexto-contemporaneo-desafios-e-responsabilidades-the-educator-in-contemporary-context-challenges-and-responsibilities.html. Acesso em: 22 abr. 2018.
FONSECA, Eneida Simões da. A situação brasileira do atendimento pedagógico-educacional hospitalar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 117-129 , jan./jun. 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26374650_A_situacao_brasileir _ do_ atendimento_pedagogico-educacional_hospitalar. Acesso em: 20 jun. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa, 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
HOLANDA, Tainara. O papel de pedagogo nas organizações empresariais. 2011. Disponível em: http://www.unifan.edu.br/files/diracademica/TCC%20Pedagogia%20Tainara %20Holanda%202011%201.pdf. Acesso em: 22 maio 2018.
LIBÂNEO, J. C. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas (org.). 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educ. rev., Curitiba, n. 17, p. 153-176, June 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0104-40602001000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 ago 2018.
MATOS, E. L. M.; MUGIATTI, M. T. F. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
MELO, Ana Lídia Braga. As práticas educativas desenvolvidas por pedagogos em espaços não escolares e os saberes profissionais mobilizados. In: Seminário ANPAE, Goiás, 2012. Disponível em: http://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2016/07/AS-PR%C3%81TICAS-EDUCATIVAS-DESENVOLVIDAS-POR-PEDAGOGOS.pdf. Acesso em: 12 jun. 2019.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2. ed. São Paulo, Atlas, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Isolda (org.); TRINDADE, Ana Beatriz; CADINHA, Marcia Alvim. Pedagogia empresarial: formas e contextos de atuação. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008.
PASSOS, Jacy. Pedagogia social: contribuição à sua afirmação. Revista Pedagógica Social UFF, v. 2, n. 02, 2017. Disponível em: http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/ index.php /revista/article/download/38/30. Acesso em: 20 maio 2018.
QUIRINO, R. Saberes do pedagogo para a prática educativa nas organizações empresariais. Belo Horizonte: Dissertação (Mestrado) Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, 2005. Disponível em: http://www.et.cefetmg.br/ info/downloads/Raquel%20Quirino.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.
RIBEIRO, A. E do A. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 5. ed. Rio de Janeiro. WARK, 2008.
SENGE, Peter et al. Escolas que aprendem: um guia da quinta disciplina para educadores, pais e todos que se interessam pela educação. Tradução por Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A formação inicial de pedagogos para a educação em contextos não escolares: apontamentos críticos e alternativas curriculares. In: SILVESTRE, Magali Aparecida; PINTO, Umberto de Andrade (org.). Curso de pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017.
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima et al. Pedagogia e educação não escolar no Brasil: crítica epistemológica, formativa e profissional. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8217. Acesso em: 16 mar. 2018.
SOARES, Ricardo. O Trabalho do Pedagogo Social com Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social: elementos para o debate. Revista Pedagogia Social UFF, [S.l.], v. 7, n. 2, may 2019. Disponível em: http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/ article/view/180. Acesso em: 20 jun. 2019.
TORRES, Mariana de Oliveira Fernandes; CLARO, Jose Alberto Carvalho dos Santos. Pedagogia empresarial: a atuação dos profissionais da educação na gestão de pessoas. Revista Contrapontos, Itajaí, SC., v. 12, n. 2, p. 207-216, jun. 2012. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php /rc/article/view/2214/2245. Acesso em: 20 jun. 2019.
TREVISAN, Neiva Viera; LAMEIRA, Leocadio J. C. R.. Formação do educador para pedagogia nas empresas. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 63-69, mar. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5033/3050. Acesso em: 20 jun. 2019.