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Resumo

Os movimentos cotidianos de pessoas de suas residências para estudo vêm se constituindo uma informação relevante para ações de planejamentos dos municípios e regiões. Segundo o IBGE (2012), essas informações apresentam-se como indicadores de integração entre localidades. O presente trabalho compreendeu uma investigação teórica e prática sobre o tema migração no Ensino Superior. O objeto de estudo deste trabalho foi analisar o processo de migração/deslocamentos por motivo de estudo, realizado pelos alunos matriculados nos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense), campus Campos Centro, no 1º semestre de 2018. A metodologia teve um enfoque quantitativo, de caráter descritivo e exploratório. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de questionários em sala de aula, assim como por meio da plataforma de questionários online Survey Monkey. Participaram da pesquisa 248 alunos. Constatou-se que os deslocamentos realizados pelos alunos são, predominantemente, de natureza intrarregional, com destaque para os movimentos pendulares.

Palavras-chave

Migrações Intrarregionais Mobilidade Estudantil Movimentos Pendulares

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Juliana Vieira de Souza, Instituto Federal Fluminense

Licenciatura em Geografia, pelo Instituto Federal Fluminense

 

Nelson Crespo Pimentel, Instituto Federal Fluminense

Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades. Especialista em Educação Brasileira. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais. Professor de Sociologia do Instituto Federal Fluminense
Como Citar
Souza, J. V. de, & Pimentel, N. C. (2019). MOBILIDADE ESTUDANTIL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, CAMPUS CAMPOS CENTRO: UM ESTUDO DE CASO. umanas ociais ∓ plicadas, 9(25). https://doi.org/10.25242/887692520191744

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