Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho pretende identificar as ferramentas de Endomarketing utilizadas por uma empresa de Comunicação no município de Campos dos Goytacazes, que levam a possível implantação de um projeto. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, cujo método fora um estudo de caso. Houve a coleta de dados do banco interno da empresa e aplicação de entrevistas abertas com os funcionários durante julho de 2017 a fevereiro de 2018. A partir da introdução de algumas práticas, que visavam à motivação do colaborador e a integração da equipe em busca de melhorar a qualidade do serviço oferecido ao cliente externo, percebe-se uma mudança no cenário organizacional. Os resultados mostram uma elevação das condições de trabalho apresentadas no aumento de leitores atraídos pelas informações divulgadas pelos canais da empresa, que pode estar associada a realização de tais práticas, já que no período analisado não houve nenhum episódio externo que pudesse interferir análise.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
- BRUM, Analisa de Medeiros. ENDOMARKETING de A a Z. Como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. 5. ed. São Paulo: Integrare, 2010.
- DEOLINDO, Jacqueline. Jornalismo como serviço público - fundamentos históricos. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-regionais/sudeste/3o-encontro-2014/gt-1-2013-historia-do-jornalismo/jornalismo-como-servico-publico-2013-fundamentos-historicos/view>. Data de acesso: 28/2/2018.
- BOOG, Gustavo; BOOG, Magdalena. Manual de gestão de pessoas e equipes. Editora Gente, 2002.
- DE MELO, José Marques. Pensamento Jornalístico: a moderna tradição brasileira. Intercom-Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 30, n. 2, p. 15, 2007.
- DEOLINDO, Jacqueline. Jornalismo como serviço público - fundamentos históricos. In: 3º. Encontro Regional Sudeste de História da Mídia. Rio de Janeiro, 2014. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-regionais/sudeste/3o-encontro-2014/gt-1-2013-historia-do-jornalismo/jornalismo-como-servico-publico-2013-fundamentos-historicos/view. Acesso em 1° de maio de 2019
- DOTTO E SILVA. Marketing interno - Um estudo da relação com o cliente interno, através da identificação de programas de benefícios disponibilizados aos funcionários nas empresas do Vale do Rio Pardo-Rio Grande do Sul.REDES, Santa Cruz do Sul, v. 12, n. 3, p. 36 - 57, set./dez. 2007.
- FILHO, Edson Pinto Ferreira, PEREIRA, Fernanda Abrantes E PASSOS, Graciela dos Santos. A influência do endomarketing e da comunicação interna na cultura organizacional. 2013. 13 p. Disponível em: < http://www.inf.aedb.br/seget/artigos13/43318476.pdf>. Data de acesso: 29 de março de 2018.
- MARINS, SOUZA, DOS SANTOS, GAMA e FILHO. Endomarketing: uma ferramenta estratégica para o aumento da produtividade. 2010. 14 p. Disponível em: . Data de acesso: 01/03/2018.
- NETTO, M. R. As técnicas de endomarketing e a comunicação empresarial cidadã. Comunicação & Mercado/UNIGRAN - Dourados - MS, vol. 03, n. 08, p. 04-15, jul-dez 2014.
- SILVA, Sabrina e LIRA, Rodrigo Anido. Endomarketing como ferramenta de motivação: análise das suas aplicações em uma rede de supermercados no município de Campos dos Goytacazes - RJ. 2014. 40 p.
- SILVÉRIO, Juliano Domingues; ESTENDER, Antonio Carlos. Gestão Mercadológica: Endomarketing como Motivação na Organização. In: SEGET, 11, 2014, São Paulo. Anais... São Paulo, 2014.
- TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: Porque as notícias são como são. Volume 1. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005. 244 p.
- TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: A tribo jornalística - uma comunidade interpretativa transnacional. Volume 2. Florianópolis: Insular, 2005. 216 p.
- Pesquisa da PMI - https://www.edools.com/comunicacao-no-ambiente-de-trabalho/. Acesso em 01/03/2018.
Referências
BRUM, Analisa de Medeiros. ENDOMARKETING de A a Z. Como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. 5. ed. São Paulo: Integrare, 2010.
DEOLINDO, Jacqueline. Jornalismo como serviço público - fundamentos históricos. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-regionais/sudeste/3o-encontro-2014/gt-1-2013-historia-do-jornalismo/jornalismo-como-servico-publico-2013-fundamentos-historicos/view>. Data de acesso: 28/2/2018.
BOOG, Gustavo; BOOG, Magdalena. Manual de gestão de pessoas e equipes. Editora Gente, 2002.
DE MELO, José Marques. Pensamento Jornalístico: a moderna tradição brasileira. Intercom-Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 30, n. 2, p. 15, 2007.
DEOLINDO, Jacqueline. Jornalismo como serviço público - fundamentos históricos. In: 3º. Encontro Regional Sudeste de História da Mídia. Rio de Janeiro, 2014. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-regionais/sudeste/3o-encontro-2014/gt-1-2013-historia-do-jornalismo/jornalismo-como-servico-publico-2013-fundamentos-historicos/view. Acesso em 1° de maio de 2019
DOTTO E SILVA. Marketing interno - Um estudo da relação com o cliente interno, através da identificação de programas de benefícios disponibilizados aos funcionários nas empresas do Vale do Rio Pardo-Rio Grande do Sul.REDES, Santa Cruz do Sul, v. 12, n. 3, p. 36 - 57, set./dez. 2007.
FILHO, Edson Pinto Ferreira, PEREIRA, Fernanda Abrantes E PASSOS, Graciela dos Santos. A influência do endomarketing e da comunicação interna na cultura organizacional. 2013. 13 p. Disponível em: < http://www.inf.aedb.br/seget/artigos13/43318476.pdf>. Data de acesso: 29 de março de 2018.
MARINS, SOUZA, DOS SANTOS, GAMA e FILHO. Endomarketing: uma ferramenta estratégica para o aumento da produtividade. 2010. 14 p. Disponível em: . Data de acesso: 01/03/2018.
NETTO, M. R. As técnicas de endomarketing e a comunicação empresarial cidadã. Comunicação & Mercado/UNIGRAN - Dourados - MS, vol. 03, n. 08, p. 04-15, jul-dez 2014.
SILVA, Sabrina e LIRA, Rodrigo Anido. Endomarketing como ferramenta de motivação: análise das suas aplicações em uma rede de supermercados no município de Campos dos Goytacazes - RJ. 2014. 40 p.
SILVÉRIO, Juliano Domingues; ESTENDER, Antonio Carlos. Gestão Mercadológica: Endomarketing como Motivação na Organização. In: SEGET, 11, 2014, São Paulo. Anais... São Paulo, 2014.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: Porque as notícias são como são. Volume 1. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005. 244 p.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: A tribo jornalística - uma comunidade interpretativa transnacional. Volume 2. Florianópolis: Insular, 2005. 216 p.
Pesquisa da PMI - https://www.edools.com/comunicacao-no-ambiente-de-trabalho/. Acesso em 01/03/2018.