Conteúdo do artigo principal
Resumo
Foram analisadas cem fichas de notificação de indivíduos que tentaram suicídio na emergência de um hospital Geral, referentes aos anos de 2015, 2016 e 2017, no interior do Estado do Rio de Janeiro, 23 homens e 77 mulheres. As fichas estudadas descreviam detalhes biográficos desses indivíduos com ênfase nos fatores motivacionais, métodos utilizados, história familiar e se recebiam atendimentos na área de saúde mental. Essas fichas foram preenchidas por psicólogos que atuavam na emergência 24 horas. Estudos anteriores destacaram que, dentre os fatores motivacionais, a depressão seria a principal causa de tentativas de suicídio e autoextermínio. O presente trabalho teve como objetivo levantar os fatores motivacionais relacionados às tentativas de suicídio. Nossa pesquisa identificou os seguintes fatores: depressão com 8,69% nos homens e 5,19% nas mulheres; conflitos familiares: 26,09% homens; 24,67% mulheres. Idade 31 a 40 anos 43,48% homens; 28,57% mulheres. Recebiam atendimento na área de saúde mental: 3,90% das mulheres recebiam atendimento com psiquiatras e psicólogos; 6,49% das mulheres recebiam atendimento só com psicólogos; 17,39% homens recebiam atendimento só com psiquiatras; 25,97% das mulheres só recebiam atendimento psiquiátrico. O método mais utilizado foi o uso de medicamentos psicotrópicos, 21,74% homens e 50,65% mulheres, seguidos da ingestão de pesticidas 52,17% homens e 29,87% mulheres.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.