Conteúdo do artigo principal
Resumo
Pensar em educação na sociedade da informação e da comunicação exige considerar um leque de aspectos relativos às TICs, bem como, os desafios a serem enfrentados não só no que diz respeito à demanda de acesso universal à educação, mas também de oferecer uma educação que considere a diversidade cultural e, em muitos casos, as necessidades de desenvolvimento das comunidades. A utilização das tecnologias de informação e comunicação ao ambiente de ensino e aprendizagem presencial tem possibilitado e ampliado o processo de comunicação e interação professor-aluno. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da experiência pedagógica vivenciada por duas professoras dos Institutos Superiores de Ensino no CENSA, quando da utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem EDMODO e Schoology, com alunos do 1º período do Curso de Enfermagem e do 7º período do Curso de Pedagogia, como estratégia de apoio ao ensino presencial. Trata-se da metodologia de ensino por projetos por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação, indicada como uma referência para a condução do trabalho didático.Quanto à abordagem do problema teve um enfoque quanti e qualitativo. A análise dos ambientes ocorreu a partir da avaliação dos estudantes. Os dados foram coletados com o auxílio da plataforma de questionários online SurveyMonkey.A pesquisa indica que muito ainda há por se fazer no sentido de criar espaços de interação online professor-aluno. Ainda existem muitas resistências por parte dos alunos quanto ao ensino não presencial. Alguns fatores foram indicados como de relevância para qualquer ambiente virtual de aprendizagem, tais como a interface gráfica, a interatividade (professor-aluno); a inserção de vídeos, links, entre outros; e o acesso às seções e seus conteúdo e/ou atividades.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.