Conteúdo do artigo principal
Resumo
A arte é uma exigência para existência do ser humano. É o modo pelo qual o homem afirma sua liberdade, consciência e criatividade. A atual conjuntura do sistema capitalista conhecida como globalização, aumentou a interferência do capital nos processos artísticos e culturais, gerando uma padronização de comportamentos, tendências, política e economia, excluindo as referências locais. Neste contexto, a preservação do patrimônio cultural, tal como é entendido hoje, como o conjunto dos bens culturais, referente às identidades coletivas, representa um laço que confere sustentação e identidade a um grupo. Os bens materiais e imateriais, tangíveis e intangíveis que compreendem o patrimônio cultural tais como paisagens, arquiteturas, tradições, gastronomia, expressões de arte, documentos e sítios arqueológicos passaram a ser reconhecidos e valorizados como expressões significativas da cultura de um povo. No mundo contemporâneo refletir sobre a arte é muito mais importante que a própria arte em si. Dentro dessa linha de pensamento e com a determinação de registrar, de forma definitiva e duradoura, as diferentes expressões culturais vividas no ISECENSA foram propostas neste projeto o registro das reflexões sobre a arte gerada, a partir das diversas atividades artístico-culturais, divulgando na forma de uma publicação própria e on-line, um Boletim Informativo de Pesquisa e Desenvolvimento, permitindo o acesso da sociedade às produções culturais do ISECENSA, difundidas através da tecnologia digital.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.