Conteúdo do artigo principal
Resumo
As ações orientadas para a sustentabilidade tornaram-se competitivas para o mercado, pois além das obrigações legais uma empresa sustentável estrategicamente pode contribuir para uma melhoria na qualidade de vida e no relacionamento com seus stakesholders. Dessa forma o conceito do Triple Bottom Line, passa a ser o tripé da sustentabilidade envolvendo aspectos econômicos, ambientais e sociais. A pesquisa foi abordada em dois passos, o 1° em apresentar a ferramenta Triple Bottom Line (TBL), que torna-se indispensável na implementação de iniciativas que permitam que as empresas tenham uma sustentabilidade organizacional medida não apenas pelo lucro gerado pelo negócio, mas pela integração do desempenho nas dimensões econômica, social e ambiental. O 2° passo foi realizada uma análise da TBL, na qual foram identificados o custo total, custo variável unitário, receita e ponto de equilíbrio econômico a fim de demonstrar se o projeto pode ser considerado sustentável na dimensão econômica, aplicada a uma fábrica de vassouras ecológicas no Norte Fluminense. A partir da metodologia aplicada foi possível perceber que no que a Fábrica de Vassouras Ecológicas estudada neste artigo é um projeto sustentável em duas importantes dimensões SOCIAL e AMBIENTAL que para a IES (Instituição de Ensino Superior) mantenedora e para os alunos são de grande relevância para integração e aprendizagem de conhecimento e vivencia, porém não pode ser considerado como sustentável economicamente devido aos altos custos fixos e um ponto de equilíbrio elevado levando em consideração a capacidade produtiva da fábrica.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.