Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo foi realizado, por alunos do terceiro período do curso de graduação em Psicologia dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA, para cumprimento das exigências da disciplina Psicologia da Adolescência. Autores argumentam que "adolescência" é um termo referente a uma fase essencial para a formação da identidade do sujeito, que vivencia diversos sofrimentos psicológicos, como a timidez. O estudo objetivou avaliar em uma amostra de adolescentes de instituições públicas e privadas o aspecto “timidez” na experiência dos mesmos. Este estudo foi realizado sob metodologia de pesquisa-ação, tendo uma parte de revisão de literatura e outra baseada na aplicação de 20 questionários estruturados. A aplicação foi feita em adolescentes com idade entre 12 a 17 anos, estudantes de escolas públicas e privadas. Para etapa da aplicação dos questionários nos adolescentes, foi necessário o preenchimento, por parte dos responsáveis dos participantes, dos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido. Seguida a esta etapa, foi realizada a análise dos dados quanto à timidez na adolescência. Na aplicação dos questionários não foram encontradas dificuldades relevantes. Dos 20 participantes da amostra, foram distribuídos 50% de instituições públicas, e 50% de instituições privadas. No decorrer da análise dos dados foi possível notar que a timidez é uma característica muito presente na vida do adolescente, uma vez que atrapalha no convívio social. A partir da teoria levantada, autores afirmam que a timidez afeta mais de 50% da população. Aproximadamente 45% dos participantes da pesquisa de campo defendem ser afetados pela timidez. O resultado da pesquisa revela que meninas estudantes de instituições privadas são mais tímidas, se comparadas aos entrevistados do gênero masculino e de instituições públicas. Foi percebida uma quantidade reduzida de materiais teóricos, como artigos e livros, que abordassem a timidez no período da adolescência, de forma específica, o que resultou em dificuldades para a realização do estudo, e devido a esse fato, entende-se ser necessário um maior número de pesquisas que discutam sobre o tema e o desenvolvimento de pesquisas que contem com a ampliação da amostra participante, para que sejam alcançados resultados mais conclusivos sobre o tema.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.