Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho está sendo realizado em exigência a conclusão do curso de Educação Física e tem o objetivo de refletir sobre a Educação Física como uma disciplina facilitadora para a inclusão no âmbito escolar. No que diz respeito aos objetivos específicos, intenciona-se definir o que é educação inclusiva, identificar a produção científica sobre a Educação Física para o favorecimento à inclusão no âmbito escolar, compreendendo quais fatores inclusivos e quais os benefícios para a inclusão escolar são apresentados na produção científica. A metodologia utilizada caracteriza-se por uma análise qualitativa da pesquisa bibliográfica e uma análise quanti-quali dos resultados obtidos por meio de uma investigação no site Scielo Brasil. As fontes de informação serão de livros, artigos indexados em revistas científicas da área e o banco de dados do Sistema Scielo Brasil. Após o levantamento teórico sobre os temas, desenvolver-se-á uma pesquisa no banco de dados do Scielo Brasil. As temáticas investigadas no levantamento teórico serão: “O que é Educação Inclusiva”, “A História da Educação Inclusiva no Brasil”, “O que é Educação Física Inclusiva” e “A História da Educação Física Inclusiva no Brasil”. Para a análise dos dados do referido site, utilizou-se alguns critérios de inclusão a saber: estudos publicados no Scielo Brasil desde 1999 até julho de 2018” e atender a busca no site Scielo Brasil, dos seguintes cruzamentos de variáveis: “Educação Física” and “Escola”; “Educação Física Inclusiva” and “Escola”; “Educação Física” and “Inclusão”; “Educação Física” and “Educação Inclusiva”; “Educação Física Inclusiva”. Os resultados serão analisados, quantitativamente, em função dos objetivos da pesquisa e apresentados por meio de planilhas e gráficos do programa excel. A pesquisa bibliográfica já foi iniciada e um primeiro contato com o Scielo Brasil já foi estabelecido. A pesquisa segue tem data prevista de conclusão para novembro de 2018. Nos resultados, espera-se ser possível identificar o estado da arte dos temas em questão. Além disso, deseja-se que os dados revelem quais aspectos têm sido explorados, ainda de maneira insuficiente, no que diz respeito à Educação Física e seu viés inclusivo.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.