Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho surgiu a partir da exigência para a formação da graduação de psicologia como trabalho de conclusão de curso, trata-se de uma pesquisa de campo com a proposta de pensar sobre a relação do trabalho offshore e o alcoolismo. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação entre o consumo abusivo de álcool e o trabalho offshore, bem como analisar as características desta forma de trabalho e identificar os aspectos que contribuem para o consumo abusivo de álcool pelo trabalhador offshore. A metodologia utilizada neste projeto configura-se pela pesquisa qualitativa, envolvendo técnica de pesquisa bibliográfica e técnica de pesquisa de campo. Os dados serão analisados por meio do dispositivo análise de conteúdo segundo Bardin (1979), apresentando dois estudos de caso, a partir de um roteiro composto por perguntas semi-estruturadas. Quatro critérios de inclusão da pesquisa foram estabelecidos a saber: indivíduos maiores de dezoito anos de idade, exercer o trabalho offshore, fazer uso abusivo de álcool, e consentir com a assinatura do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). Submeteu-se o projeto a avaliação do comitê de ética de pesquisa com seres humanos com o número do CAAE: 91548418.1.0000.5524 tendo o mesmo sido aprovado. Para efeito da elaboração do projeto de pesquisa desenvolveu-se o primeiro levantamento bibliográfico do tema. Os sujeitos da pesquisa foram contactados, e uma das entrevistas já foi realizada, estando nesse momento na fase de análise de dados. A entrevista com o segundo sujeito de pesquisa está agendada e acontecerá em breve. Espera-se que por meio desta metodologia seja possível identificar no discurso dos entrevistados relações clarificadoras sobre o alcoolismo na experiência do trabalhador offshore. Diante da pesquisa em andamento, o que pode-se concluir através do levantamento bibliográfico, é que o trabalho offshore traz um impacto na vida do trabalhador, e é um fator gerador de estresse o que aumenta a chance de iniciar o consumo abusivo de álcool.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.