Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho foi elaborado por alunos do 4º período de Teologia da FABERJ, como exigência da disciplina Sociologia da Religião, refletindo sobre espiritualidade dos alunos de teologia da referida instituição no ano de 2017. De maneira específica, esse estudo procurou avaliar a percepção dos alunos de teologia sobre o suporte religioso que esperam receber de suas comunidades religiosas e a relação desse aspecto com sua espiritualidade/religiosidade. Os sujeitos de pesquisa foram 62 alunos matriculados entre o 1º e o 5º período do Curso de Bacharel em Teologia, no 1º Semestre de 2017. Como base para este estudo, procurou-se conceituar Espiritualidade, Sociologia da Religião, Suporte Religioso no sentido de atenção/suporte (financeiro, emocional, espiritual, entre outras) aos membros adeptos de uma comunidade religiosa, e falou-se sobre a Educação em Teologia no Brasil. Aplicou-se a Escala BMMRS-p, que é um instrumento para avaliar aspectos multidirecionais da espiritualidade/religiosidade. Tabulou-se os dados dos questionários, tendo sido extraídos os resultados do item F, que se referem ao tema Suporte Religioso. A pesquisa demonstrou que, numa perspectiva geral, a maioria dos alunos de teologia vivencia positivamente uma realidade de suporte religioso. Obteve-se que 74,3% deles acredita que receberiam conforto emocional em sua comunidade de fé quando isto fosse necessário. Outro dado nesta direção é que cerca de 72% dos entrevistados afirmam que em seu contexto religioso encontraria ajuda caso estivessem doentes. Estes dados mostraram-se aderentes ao fato de que apenas 3% da amostra afirmou nunca ser procurada por seus pares em sua comunidade religiosa. Entre as demais conclusões alcançadas, destaca-se que 17 pessoas (27,5%) acreditam que em sua comunidade de fé nenhuma ou poucas pessoas os ajudariam caso fosse necessário. Também um total de 25% dos alunos pensa que um conforto emocional em situações difíceis, partiria de poucas ou de nenhuma pessoa. Estes números não são pequenos o suficiente para serem ignorados, porque envolvem alunos de teologia que podem estar vivenciando um momento espiritual em prejuízo, dentre outras coisas, em função de sua percepção sobre sua comunidade religiosa no que diz respeito ao suporte oferecido. Durante a pesquisa bibliográfica, pouco se achou escrito sobre o tema Suporte Religioso, e especialmente sobre esta experiência em alunos de teologia, apontando para a necessidade de novos estudos.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.