Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa analisa, a partir da perspectiva dos alunos do curso de Administração dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA, o porquê da escolha da carreira profissional. Buscou-se conhecer as representações sociais do ser Administrador, expectativas em relação a sua futura profissão. O processo investigativo realizado partiu de um propósito específico: investigar o ser administrador a partir dos estudantes em formação. O estudo teve como aporte teórico os conceitos apresentados por Sérgio Moscovici (2015). Para o autor, saber por que uma representação é construída/produzida possibilita uma melhor compreensão do sentido qualitativo social na medida em que “a representação contribui exclusivamente para os processos de formação de condutas e de orientação das comunicações sociais” (MOSCOVICI, 2015, p. 77). A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário em sala de aula, enriquecido pela inclusão de questões abertas, o que possibilitou a análise das produções discursivas e o desenvolvimento de reflexões a respeito da escolha profissional e suas expectativas em relação a essa. A população pesquisada compreendeu alunos do 1º e 8º períodos matriculados no segundo semestre de 2018. A análise das respostas possibilitou traçar um breve perfil dos alunos, assim como analisar as representações sociais de um grupo de alunos do Curso de Administração do ISECENSA acerca da escolha da profissão. Com relação ao perfil, a pesquisa revela que 61 (95%) estudantes possuem uma ocupação profissional, sendo que desses, 59% atuam na área de formação; 25% estão cumprindo estágio na área; 16% trabalham fora da área de formação. Que 67% está exercendo a atividade em empresas de natureza privada. No que diz respeito a perspectiva profissional, desafios a serem vivenciados, os estudantes apontam para o fator tomada de decisões, criatividade e relacionamento interpessoal. Por fim, nesse processo de pensar sobre o que representa ser um Administrador na perspectiva dos estudantes do ISECENSA, pode-se concluir que a representação social está construída por meio de alguns fatores tais como: a vocação profissional; poder atuar na gestão de pessoas; por ser uma profissão que oferece uma ampla área de atuação; empreender negócios e poder administrar o negócio da família.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.