Conteúdo do artigo principal
Resumo
A possibilidade de aplicação dos princípios da responsabilidade social universitária (RSU) às ações coletivas do curso de Pedagogia do ISECENSA implica na reflexão crítica, na discussão interna, na busca pelo alinhamento de concepções e posicionamento institucional visando a produzir resposta que atenda às demandas da sociedade, agindo, pois, em conformidade com a missão, a identidade e cultura da instituição de ensino. Para Reis e Bandos (2012), a responsabilidade social tornou-se fundamental para o desenvolvimento e crescimento das organizações visto que a sociedade exige uma postura ética e social das mesmas. A RSU, segundo Calderón (2006) é um tema que merece uma discussão profunda pela comunidade acadêmico-científica nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivos conhecer os impactos das ações coletivas realizadas pelo curso de Pedagogia do ISECENSA na perspectiva de seus receptores/participantes; compreender o conceito de responsabilidade social, redefinindo o novo papel da universidade; exercitar a função interativa com a sociedade, influenciando, de maneira proativa e com sentido de equidade, a comunidade que está no entorno. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa descritiva – observação participante. A amostra foi selecionada com a utilização de entrevistas semiestruturadas com os receptores e participantes das ações que são foco deste estudo. Após a coleta de dados, realizar-se-á a transcrição e a análise das falas dos entrevistados, para então levantarmos as categorias de análise, numa porcentagem de aproximadamente 10% de entrevistados para cada projeto. Os resultados esperados voltam-se para o reconhecimento, por parte da comunidade, do incentivo à apropriação de cultura, nas ações coletivas realizadas pelo curso bem como o envolvimento e sensibilização dos alunos na organização das ações coletivas.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.