Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho é resultado do projeto intitulado “PsiConversas” desenvolvido no curso de Psicologia, na disciplina Terapia Humanista, com alunos do 9º período objetivando a prática das técnicas de Grupos de Encontro de Carl Rogers. A primeira etapa desta experiência consistiu em identificar temas comuns de interesse entre os 35 participantes, através da ferramenta chamada Inventário de Si Mesmo. Simultaneamente dois espaços eram utilizados: uma sala para os grupos de encontro e outra sala para projeção de filmes com casos clínicos na abordagem. Ao final da vivência, os participantes tiveram um momento para expressar de forma coletiva sua experiência. A professora da disciplina fazia a condução dos Grupos de Encontro, e um dos alunos ficava responsável por assessorar a turma nos encontros audiovisuais. Identificou-se 03 temas recorrentes entre os participantes do “PsiConversas”, a saber: “Quem sou eu?”, “Como será o amanhã?” e “Família”. No geral, os Grupos de Encontro foram permeados por várias manifestações de espontaneidade e verbalizações de sentimentos dos mais diversos, e nas salas de projeção dos atendimentos de Rogers, em apenas um dos filmes ocorreram problemas técnicos no recurso midiático, o que não impediu a projeção. Na última etapa do projeto, a saber, o encontro com todos os participantes para a avaliação da experiência, foi possível identificar a percepção dos alunos por meio de aspectos positivos e negativos que foram pontuados pelos mesmos. Estes aspectos encontram-se descritos no artigo completo que foi gerado para reunir os resultados. Dentre os elementos discutidos pelos participantes pode-se mencionar: o papel do silencio na psicoterapia de grupo, a seleção dos temas para as conversas, a dor gerada pela fala de questões angustiantes, o novo sentido a partir do grupo, e o “eco de alívio” pós-fala no grupo. Aspectos como a existência de regras, o número máximo de participantes e o tempo de execução, revelaram-se como importantes para a atuação com grupos em psicoterapia. Estima-se que a mesma metodologia possa ser replicada a diferentes públicos alvo, propiciando novas experiências com pessoas leigas em Psicologia, grupos heterogêneos quanto à idade e quanto às demandas emocionais.
gar à realização profissional.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.