Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente reflexão visa pensar em possibilidades para o trabalho do Psicólogo/Orientador Profissional em uma organização frente ao setor de Psicologia Organizacional. O objetivo é de identificar a melhor forma de atuação, sem fugir à prática da OP, bem como corroborando para uma melhor relação homem-trabalho. Tal tema se justifica pela importância de que os colaboradores de uma Organização sejam orientados em suas práticas, prevenindo doenças em decorrência do trabalho. Segundo Soares (2002), temos observado que o trabalho tem apresentado a possibilidade de sobrevivência para parte da população, e não a possibilidade de realização e crescimento. Sabe-se que uma Orientação adequada pode fazer com que o colaborador tenha uma vida profissional mais saudável, ao ponto que estará inserido em uma área/cargo que lhe seja mais afim, ou mesmo esteja mais motivado em tal ocupação. Luna (2012) diz que não basta simplesmente produzir, executando as tarefas no sentido estrito. É muito importante que estejam conscientes do que é o melhor para a sua atuação e qualidade de seus serviços. Assim, o nível de satisfação e a realização profissional aumentam, melhorando assim a produtividade e a saúde biopsicossocial do colaborador. Lisboa (1998), que vive-se um momento de descrença das pessoas sobre si mesmas e sobre seu papel no mundo. As posturas de alienação nos demonstram um hiato entre o ser individual e o coletivo. Visto que a sociedade é construída através do compromisso de todos, é necessário um maior engajamento para que as mudanças ocorram. Tal fato traz um compromisso para o Orientador dentro da Organização: cuidar para que os colaboradores sejam orientados de maneira a fugirem dessas estatísticas, proporcionando para eles um melhor direcionamento, bem como qualidade de vida no trabalho; motivação, engajamento e compreensão de si e do mundo; e permitindo-os descobrir, cada um à sua forma, como ela pode acontecer de forma mais saudável. Pensando nisso, por meio de revisão da literatura a respeito da temática, pensa-se que inicialmente, a tratativa adequada para um melhor desempenho da atividade do Psicólogo/Orientador dentro de uma Organização seja o próprio profissional ter um compromisso com os colaboradores, para que tenham uma melhor qualidade de vida e possibilitando-os de chegar à realização profissional.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.