Conteúdo do artigo principal
Resumo
A determinação sobre a qual versa este trabalho, a gênese do estudo surgiu por ocasião de vivências, de leituras, de aprendizagens teórico-práticas no meio acadêmico e profissional. Não se pretende fechar a questão, ou seja, falar de tudo, de todos os aspectos envolvidos, mas acima de tudo, abrir um leque de questionamentos sobre o tema objeto de investigação: as representações sociais sobre o ser pedagogo na percepção dos estudantes em processo formativo, matriculados nos Institutos Superiores de Ensino do CENSA, na perspectiva daquilo que é pensado, sentido e representado sobre o motivo da escolha da carreira profissional. O estudo tem um enfoque qualitativo. Em busca de uma exploração detalhada do assunto e tema da pesquisa, percorreu-se um percurso investigativo com base no levantamento bibliográfico, tendo como aporte teórico os autores Serge Mocoscovici e Denise Jodelet. Segundo Moscovici (2015 apud DOTTA, 2006, p. 17), a linguagem está repleta de palavras, “de figuras e de expressões socializadas. De forma conjunta, uma representação social é a organização de imagens e linguagem, porque ela realça e simboliza atos e situações que se tornam comum”. Jodelet (2001) afirma que as representações sociais orientam os indivíduos na maneira de nomear e definir os diferentes aspectos da realidade, assim como de interpretar esses aspectos e tomar decisões entre eles. A teoria das representações sociais delineia-se em um referencial teórico-metodológico considerando o alcance dos objetivos propostos, portanto, trata-se de uma teoria que apresenta em si um método. O resultado preliminar da análise dos dados coletados por meio plataforma de questionários online Survey Monkey e dos grupos focais, indica um perfil marcadamente feminino, 51% dos alunos cursaram o ensino médio em escola privada, 86% possui ocupação profissional, sendo que dessas 80% atua na área de formação acadêmica. De forma sintetizada, o estudo aponta as representações sociais sobre ser pedagogo da seguinte forma: vocação profissional; está relacionada a ideia de transformação social, de mudança da realidade vivenciada no espaço escolar; participar da construção da história do aluno; prazer e satisfação em trabalhar com crianças. Acredita-se que ao final do trabalho, possa-se indicar as representações sociais e a identidade dos estudantes em processo formativo em Pedagogia, assim como poder contribuir para a construção de estratégias de formação e valorização profissional.
Palavras-chave
Detalhes do artigo
Os artigos submetidos a Revista Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.