Conteúdo do artigo principal

Resumo

O papel das mídias na educação é um tema muito importante, discutido e questionado na atualidade contemporânea. A partir desse questionamento propusemos este trabalho com o objetivo de analisar a influência das mídias no ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A pesquisa de caráter exploratório e abordagem qualitativa visou investigar a forma como os produtos midiáticos são utilizados no ensino da Língua Brasileira de Sinais. As mídias podem ser inseridas em sala de aula como recursos de ensino. Sob a orientação dos professores, as aulas, expositivas e interativas, são sempre coadunadas à utilização de alguma mídia social, seja na hora da aula, com exibição ou gravações de vídeos, ou como atividade extraclasse, favorecendo o conhecimento e a identificação de sinais com o intuito de consolidar o aprendizado. Durante o primeiro semestre de 2018, no IFFluminense Campus Campos Centro e na Prefeitura de São Fidelis, foi percebido que a utilização desses recursos de ensino diminui o nível de abstração dos discentes e aumenta o nível de percepção e prática do que estão aprendendo em sala de aula, podendo relacionar os conteúdos aprendidos com fatos do seu cotidiano, o que torna o aprendizado significativo e consistente. O público, cerca de cento e quarenta pessoas, interagia bem às propostas apresentadas e aprendia mais consistente quando percebia a possibilidade de prática e trocas de experiências em torno do que está sendo ensinado, além de aproximar a LIBRAS do cotidiano da mesma. A aprendizagem se tornou mais fácil para os discentes quando o professor utiliza vídeos do Youtube, fomenta redes sociais, como o Facebook, com atividades interativas e dinâmicas, ou quaisquer tipos de mídias. É mais fácil a absorção de conteúdos na escola com uso de recursos que estão no dia-a-dia dos estudantes. As mídias estão cada vez mais presentes no cotidiano pós-moderno. Através de pesquisas realizadas pode-se concluir que a mídia tem seus méritos e seus deméritos, mas cabe aos professores, saber utilizá-las para meios didáticos e benéficos na aprendizagem da LIBRAS por parte dos discentes. A mídia tem o poder de criar, formar e transformar um indivíduo, dependendo de como for utilizada. 

Palavras-chave

Mídias Ensino Língua Brasileira de Sinais

Detalhes do artigo

Como Citar
F. SÁ, E., & V. RIBEIRO, L. (2018). O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. umanas ociais ∓ plicadas, 8(22). https://doi.org/10.25242/887682220181634